A Sony acaba de lançar uma nova atualização de firmware do PlayStation 5 e PlayStation 4, e antecipou o lançamento da tão esperada Variable Refresh Rate (VRR), que chegará em breve ao mercado de games. Ficou curioso? Então acompanhe as últimas notícias de E-Sports e quais as novas atualizações do sistma para o PS5 e PS4.
Atualizações importantes para PS5 e PS4
Um dos recursos mais importantes das novas atualizações, que estarão disponíveis tanto no PS5 quanto no PS4, são as novidades no sistema de party. Agora, é possível criar partys abertas ou fechadas, mesmo pelo aplicativo móvel.
Além disso, os usuários do PS5 terão uma interface renovada para cartões de troféus e a Game Base, assim como poderão adicionar recursos importantes de acessibilidade, como áudio Mono para fones de ouvido. Ademais, os usuários do aplicativo Remote Play também poderão acessar o novo modo escuro, com base nos modos predefinidos em seu dispositivo.
No entanto, uma novidade interessante estará disponível apenas para usuários com contas residentes nos Estados Unidos e no Reino Unido, que terão a oportunidade de abrir jogos, aplicativos e configurações com comandos de voz, atualmente apenas em inglês.
VRR nos próximos meses
Por outro lado, a grande novidade certamente é sobre o Variable Refresh Rate (VRR), que deve chegar ao mercado nos próximos meses. A compatibilidade com VRR foi mencionada desde o anúncio do novo console, mas até agora não havia sido anunciada.
Ainda não há uma data certa para o lançamento, mas em uma postagem no PlayStation Blog, a Sony confirmou que o suporte para VRR chegará ao PlayStation 5 nos próximos meses.
O recurso de última geração será compatível com TVs e monitores de PC com entrada HDMI 2.1. Isso permitirá sincronizar dinamicamente a taxa de atualização dos jogos do PS5, garantindo maior limpeza de imagem em todas as situações e minimizando artefatos visuais como problemas de ritmo de quadros e quebras horizontais na tela. Também reduzirá o atraso de entrada e melhorará a renderização visual para tornar a jogabilidade em muitos títulos do PS5 mais suave.
Além disso, os usuários poderão ativar manualmente o VRR, mesmo em jogos que não o suportam nativamente. Esse recurso pode melhorar a qualidade de vídeo de alguns jogos e, se isso causar efeitos visuais inesperados, será possível desativá-lo a qualquer momento.
E claro que não poderíamos deixar de mencionar os rumores sobre a possível chegada do PlayStation 5 Pro no mercado, mas ainda não há informações oficiais. Para ficar por dentro do que a Sony está preparando, não deixe de acompanhar as últimas notícias de eSports.