Como boa parte de vocês já deve saber, foram necessários 9 anos de missão, mas a sonda lançada com intuito de chegar a Plutão registrou a primeira imagem do planeta – que por um tempo deixou de ser planeta e hoje é planeta-anão – nessa semana. O que você não deve saber é que a sonda enviada pela NASA com esse propósito utiliza uma tecnologia bem conhecida nossa.
A sonda, batizada como New Horizons, utiliza um processador MIPS R3000, o mesmo utilizado pela Sony para o Playstation 1. A informação foi dada pelo site The Verge.
Você pode estar se perguntando por que a NASA utilizou uma tecnologia tão antiga para a sonda, que foi lançada em 2006, mas essa prática é bem comum. Historicamente, a NASA sempre preferiu utilizar tecnologias não tão novas, que já tenham sido testadas com sucesso em outras finalidades e sejam plenamente confiáveis, mesmo que não sejam mais de ponta.
A título de comparação e de curiosidade, a nave espacial que deve levar a raça humana para Marte algum dia, utiliza um processador da IBM de 2002.
Comments are closed.