De acordo com o site de tecnologia Thurrott, fontes próximas a Microsoft relataram que a empresa está se preparando para lançar no próximo ano uma nova versão do Xbox One que não terá o leitor de disco.
O site ainda afirma que esse novo console está planejado para ser lançado na primavera do próximo ano (entre março e junho no Brasil) e ainda fará parte da linha Xbox One, não devendo ser confundido com o console da próxima geração da empresa, que atualmente tem o codinome de Scarlett.
Essa Xbox One sem disco seria vendido por um preço significativamente mais barato, o site aporta que essa redução poderia ser de até US$ 100, deixando o preço do console na casa dos US$ 199.
Junto com o lançamento dessa versão mais acessível do Xbox One, a Microsoft também planeja colocar em prática um programa chamado “disc-to-digital“, que permitirá os jogadores converterem os seus jogos físicos em mídias digitais. Se implementado, essa conversão só poderá ser feita em alguns varejistas específicos.
Já sobre o projeto Scarlett, as fontes afirma que a Microsoft ainda não decidiu se o console da próxima geração já virá sem leitor de disco.
Com as mídias digitais ficando cada vez mais acessíveis e com o investimento no Xbox Game Pass, a retirada do leitor de disco já era algo previsto para as próximas gerações, então é provável que a Microsoft queira testar ainda no Xbox One qual será o impacto que essa remoção terá nas vendas de consoles e jogos.
Como vocês já sabem, por mais que a informação possa ser considerada confiável, ela ainda deve ser tratada como rumor.