Categorias: Games

Sim City terá filtro gráfico especial para daltônicos

Já pensou que legal seria jogar alguns de seus jogos preferidos com filtros gráficos à la Instagram? Em Sim City será possível escolher todos aqueles tons de sépia que hipsterizam a experiência do jogo. E, melhor, daltônicos terão três filtros especiais que fazem que o jogo não pareça um grande borrão para eles.

Em declaração dada ao Destructoid, Ocean Quigley, diretor de arte do jogo, disse que é importante que os jogadores identifiquem o que está acontecendo na tela, afinal, a interação com os ambientes são constantes. Por isso, é necessário que todos os jogadores consigam entender o que se passa na tela, senão a experiência acaba sendo frustrante.

A ideia de fazer esse tipo de filtro surgiu durante o desenvolvimento do jogo. Algum dos designers se perguntou como seria a experiência dele caso algum daltônico jogasse Sim City pois havia um daltônico na equipe. Segundo Ocean, após a aplicação de um filtro gráfico que emulava o daltonismo, ele notou que não conseguia entender nada do que acontecia na tela e daí surgiu a motivação para fazer o jogo mais “daltônicos-friendly”.

“Eu perguntei a ele como ele jogava e ele me disse que criava as zonas e via o que iria aparecer, mas essa não é a maneira de se jogar Sim City”, disse Ocean. Após quebrar a cabeça em como resolver esse problema, Ocean fez o que toda a pessoa faria: perguntou ao Google. No fim das contas, há várias técnicas de adaptação de cores aos daltônicos disponíveis por aí e ele não precisou reinventar a roda.

Como não existe apenas um tipo de daltonismo, o jogo tem três filtros, que resolvem o problema das três variantes mais comuns do problema visual. Segundo Ocean, eles querem que todos tenham uma experiência agradável jogando Sim City e, quando cerca de 6% da população mundial (muitos consumidores em potencial) não poderia aproveitar o jogo direito, algo teve que ser feito.

Eu gostei pra caramba dessa iniciativa deles. Jogos, principalmente puzzles, não costumam ser lá muito amigáveis com daltônicos. Tomara que mais empresas sigam esse exemplo.

Abaixo, podemos conferir um vídeo de como Sim City fica com um efeito de sépia aplicado. É tipo um instagram que se move:

Este website utiliza cookies