InícioGamesShin Megami Tensei V: Vengeance – Análise – Vale a Pena...

Shin Megami Tensei V: Vengeance – Análise – Vale a Pena – Review

PUBLICIDADE

A série Shin Megami Tensei apesar de ser bem desconhecida no ocidente, é uma das mais influentes da indústria dos games. Considerado o precursor de Pokemon, SMT deu origem a uma das séries de JRPG mais amadas da atualidade: Persona.

PUBLICIDADE

Shin Megami Tensei V: Vengeance é a atualização do jogo lançado em 2021, com uma campanha totalmente nova, mas será que realmente vale a pena? é oque vamos descobrir na análise de hoje.

PUBLICIDADE

https://youtu.be/fGT5l36mLN8

Para começar, preciso deixar claro que sou muito fã dos Personas e do que a Atlus vem fazendo nos últimos anos, mas esse é o meu primeiro contato com um jogo da franquia. Encarei Shin Megami Tensei V: Vengeance como uma chance de gostar ainda mais dos jogos da Atlus e vou descrever nesse review se um fã de Persona pode ou não gostar dele.

Cânone da Criação e Cânone da Vingança

Shin Megami Tensei V: Vengeance – Análise – Vale a Pena – Review
Reprodução: Shin Megami Tensei V: Vengeance

Assim que Shin Megami Tensei V: Vengeance começa, temos uma cutscene misteriosa que vai te pedir pra escolher um caminho, onde você poderá jogar a campanha antiga de SMT V que conta com melhorias de qualidade de vida, mas sem grandes mudanças em relação ao lançamento original, ou você pode jogar o cânone da vingança, a campanha totalmente nova para este relançamento.

Indo direto ao que interessa: A nova campanha do Vengeance é consideravelmente melhor que a campanha original, com mais conteúdo de forma geral, as novas masmorras são excelentes e muito bem feitas. Joguei a campanha original antes de começar a nova para ficar mais por dentro do jogo e sinceramente achei ela bem fraca, já a nova campanha tem mais personagens, uma trama mais aprofundada e funciona muito melhor de forma geral.

PUBLICIDADE

No inicio as duas são bem parecidas, mas logo você percebe as mudanças sutis que vão se acumulando, até se ramificar totalmente e no meio do jogo virar algo completamente novo.

Mas uma coisa que não pode ficar de fora deste review é uma comparação direta com Persona, que nasceu como um spin-off de SMT e acabou se popularizando muito mais do que sua série mãe. Mesmo que a nova campanha do cânone da vingança seja melhor que a campanha original, ela ainda é objetivamente mais fraca do que qualquer Persona moderno.

Shin Megami Tensei V: Vengeance – Análise – Vale a Pena – Review
Reprodução: Shin Megami Tensei V: Vengeance
PUBLICIDADE

A temática de SMT que traz uma Tóquio completamente destruída é muito legal, mas sinto que é mal aproveitada e tudo fica meio superficial, os personagens são legais e parecem que vão desenvolver bem, mas quando chega no clímax do jogo esse desenvolvimento simplesmente não chega e acaba ficando um gostinho ingrato na boca.

Honestamente, essa foi minha maior decepção com o jogo, provavelmente por conta do viés de um fã de Persona, que todo mundo sabe que conta histórias incríveis com personagens super aprofundados. SMT não tenta fazer isso e foca mais no lado da exploração da Tóquio destruída, mas isso ele também não faz tão bem assim, o que acaba fazendo esse aspecto do jogo ficar bem medíocre.

Gameplay e exploração

Reprodução: Shin Megami Tensei V: Vengeance
PUBLICIDADE

A gameplay de Shin Megami Tensei V: Vengeance se resume em ser um Pokémon com demônios, mas ao invés de capturar os monstrinhos, você tem que convencer eles através do dialogo a se juntar a você, algo bem parecido com o que acontece em Persona 5 Royal. Mas diferente de Persona, aqui você usa os demônios como membros do seu grupo durante o combate de turnos, e não como uma parte do seu poder.

A parte de ter que convencer um demônio a se juntar a você é bem interessante, e você meio que não sabe o que esperar do humor daquele demônio. Escolher a resposta certa não é tão fácil quanto parece e muitas vezes você vai precisar pensar bastante para conseguir convencer um demônio a se juntar a você.

Já a batalha de turnos é bem padrão e todo jogador antigo de SMT e de Persona vai se encontrar rapidamente aqui. Os demônios adversários tem fraquezas, pontos fortes, refletem ou absorvem dano, cabe a você descobrir que tipo de ataque você precisa usar para matar certos inimigos e adequar sua equipe para isso.

PUBLICIDADE

O ponto chave do combate é saber analisar e trocar os membros da equipe sempre que necessário, também é possível mudar quais as fraquezas e pontos fortes do seu próprio personagem. O combate é de longe a melhor parte do jogo e é muito legal ter que ficar pensando em estratégias para vencer chefes e inimigos difíceis.

Shin Megami Tensei V: Vengeance – Análise – Vale a Pena – Review
Reprodução: Shin Megami Tensei V: Vengeance

Ao subir de nível, você ganha pontos de habilidade para distribuir no personagem, com praticamente duas builds viáveis: magia e pura força. O loop de gameplay se resume em explorar o mapa, colecionar demônios para lutar ao seu lado e subir de nível para ficar mais forte e enfrentar os chefes do jogo, que são bem difíceis.

PUBLICIDADE

O mapa do jogo até que é bem diverso, tendo áreas de deserto, neve e uma diversidade visual bem interessante, mas a exploração não é tão divertida assim. Existem alguns pontos de interesse pelo mapa que você pode ir, mas é basicamente ir farmar os demônios, pegar itens espalhados pelo mapa, fazer missões secundárias super simples e ir pra próxima área, o mais genérico e ubi-like possível.

Apresentação Audiovisual

Shin Megami Tensei V: Vengeance – Análise – Vale a Pena – Review
Reprodução: Shin Megami Tensei V: Vengeance

No quesito audiovisual, o jogo tem uma trilha sonora competente, mas não chega a realmente impressionar nessa parte. Já nos gráficos, ele é consideravelmente inferior ao que se espera, principalmente para um jogo lançado após Persona 5 Royal, mas faz sentido levando em consideração que o lançamento original dele era exclusivo de Nintendo Switch.

PUBLICIDADE

Por fim, o grande ponto positivo é a implementação de legendas em português brasileiro, a Atlus demorou muito para dar atenção para nós brasileiros, e finalmente seus últimos lançamentos são acessíveis em nosso país.

Mas e aí, Shin Megami Tensei V: Vengeance vale a pena?

Shin Megami Tensei V: Vengeance – Análise – Vale a Pena – Review
Reprodução: Shin Megami Tensei V: Vengeance

Respondendo o questionamento inicial se um fã de Persona vai gostar desse lançamento: a resposta é sim, mas vai se decepcionar com o nível de qualidade e profundidade da historia. O jogo em si vale a pena ser jogado, mas ele parece mais um retrocesso de tudo que a Atlus faz em Persona, o que é irônico, já que Persona só existe por causa de Shin Megami Tensei.

PUBLICIDADE

O combate é bem divertido e vai segurar o jogador até o fim da campanha, todo mundo que já jogou qualquer um dos outros Personas vai se sentir em casa com o combate e conseguir aproveitar ele ao máximo.

Infelizmente, o jogo sofre de um problema muito sério que precisa ser citado: o preço cheio cobrado em seu lançamento. Shin Megami Tensei V: Vengeance é uma releitura do lançamento original que combinaria mais com o formato de DLC ou expansão do que um jogo novo, e quem já comprou e jogou o anterior vai ter que pagar um preço cheio em um jogo totalmente novo ao invés de pagar um valor justo.

Shin Megami Tensei V: Vengeance – Análise – Vale a Pena – Review
Reprodução: Shin Megami Tensei V: Vengeance
PUBLICIDADE

Shin Megami Tensei V: Vengeance realmente traz muito conteúdo novo pro jogo, mas eu não acho que vale a pena comprar novamente o mesmo jogo em preço cheio só para aproveitar o conteúdo novo, essa prática da Atlus é completamente absurda e eu recomendo você esperar uma boa promoção caso já tenha curtido o jogo original.

No fim das contas, o jogo tinha um potencial gigantesco e acabou caindo na mediocridade por diversos tropeços no meio do caminho.

Resumo para os preguiçosos

Shin Megami Tensei V: Vengeance, uma expansão do jogo lançado em 2021, apresenta uma nova campanha que se destaca por melhorias significativas em relação ao original. A nova campanha, denominada “Cânone da Vingança”, oferece uma experiência de jogo enriquecida com masmorras bem-elaboradas e um enredo mais profundo, proporcionando uma narrativa mais envolvente e personagens mais detalhados. Este lançamento é especialmente atraente para quem ainda não jogou a versão original. Além disso, o combate é um dos pontos fortes do jogo, exigindo estratégia e adaptação, o que pode ser muito gratificante.

PUBLICIDADE

Comparativamente aos títulos de “Persona”, que também são derivados da série Shin Megami Tensei, “SMT V: Vengeance” pode parecer inferior em termos de desenvolvimento de personagem e aproveitamento da temática. A história, embora melhorada, ainda carece da profundidade e engajamento encontrados em “Persona”.

Visualmente, o jogo não impressiona tanto quanto outros lançamentos mais recentes da Atlus, especialmente se comparado a “Persona 5 Royal”. Outro ponto negativo é a estratégia de precificação da Atlus, que é totalmente injusta, pois o jogo é vendido pelo preço total de um novo lançamento em vez de ser oferecido como uma expansão. Isso pode desencorajar os fãs da série original que já possuem o jogo base, valendo mais a pena esperar uma boa promoção.

Nota final

70
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Nova Campanha
  • Melhorias no Design
  • Combate
  • Legendas em PTBR

Contras

  • Preço de jogo novo
  • Gráficos
  • Exploração super genérica
  • História rasa
PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.