O Critical Hits teve a oportunidade de entrevistar Lucas Patrício, fundador da Gomídia, uma agência de publicidade que gerencia as redes sociais e marketing de uma série de multinacionais do mundo dos games no Brasil e na América Latina, como a Ubisoft e a Bandai Namco.
Abaixo, você confere nossas perguntas e as respostas do Lucas sobre a empresa, o mercado de games no Brasil, desenvolvedores locais e mais.
Critical Hits: Vamos começar pelo básico: o que é a Gomídia, o que a agência faz e como isso impacta a vida do gamer?
Gomídia: A Gomídia é uma agência digital que trabalha com diversos projetos e clientes de games, tecnologia e entretenimento. Desde 2010, a Gomídia desenvolve a comunicação e estratégias para diversas empresas que conversam diretamente com gamers, como Ubisoft, NVIDIA, HyperX, Bandai Namco, entre outras. A Gomidia já produziu e publicou mais de 600 vídeos, que geraram 30 milhões de visualizações, além de gerenciar comunidades com 12 milhões de pessoas no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e demais redes de seus parceiros.
CH: O que a Gomídia está fazendo para se adequar às particularidades dos mercados do Brasil e do resto da América Latina na divulgação de games, campanhas e páginas de seus clientes nas mídias sociais?
Gomídia: O mercado publicitário de games no Brasil amadureceu muito nos últimos anos, mas o maior desafio continua sendo trabalhar de forma criativa e efetiva com verbas limitadas. Nosso grande diferencial é justamente conhecer o mercado, produtos e público para garantir assertividade nos projetos. A liberdade que algumas empresas de games possuem em suas filiais no Brasil também nos dá a chance de testar projetos que por muitas vezes se tornam padrões em outras regiões.
CH: Você acredita que o trabalho da Gomídia pode ajudar a indústria local de jogos a se desenvolver de alguma forma? Como?
Gomídia: Quando decidi criar a Gomídia minha maior motivação era retribuir ao mercado de games tudo que ele havia me proporcionado até então. Desde sempre fã de games e principalmente das publicações especializadas, como jornalista tive a oportunidade de trabalhar com os maiores nomes do mercado nacional e conhecer os bastidores da indústria. Foi quando percebi que eu podia colaborar com o amadurecimento desse mercado.
A Gomídia colabora com a indústria local profissionalizando a comunicação e estratégia em campanhas publicitárias e conteúdos. Por conta das adversidades do mercado brasileiro e latino, muitas empresas precisam ser extremamente assertivas em suas campanhas para garantir a continuidade dos investimentos na região. Garantir que elas tenham sucesso e continuem dando suporte para os jogadores é nosso comprometimento.
CH: Como as campanhas e ações da Gomídia podem impactar os jogadores? É possível fazer uma análise a longo prazo?
Gomídia: Dar voz às comunidades abrindo canais para que possam dar opiniões, reclamações e sugestões sobre marcas, produtos e empresas impacta os jogadores diretamente. Nós acompanhamos e reportamos o sentimento da comunidade sobre as comunicações das empresas semanalmente, e muitas vezes levantamos pontos que não eram levados em consideração anteriormente.
Maior qualidade nas localizações de jogos, por exemplo, é um esforço das empresas que leva em consideração o feedback da comunidade diretamente. Muitas vezes, as análises de comunidade servem como argumentos para que as empresas consigam avançar em determinados casos. Além disso, claro, comunicar da forma mais legítima possível os produtos para que o consumidor tenha a oportunidade de conhecer, se empolgar e ter uma excelente experiência.
Se nossas campanhas são bem sucedidas e convertem em boas vendas, as empresas conseguem manter esses canais abertos com o consumidor, garantem mais localizações e brigam por melhores preços e condições para seus produtos na região.