A Electronic Arts não é conhecida por ser a empresa mais player friendly do mundo, e o chefão dela, Peter Moore, acaba de jogar mais lenha na fogueira ao dizer que as reclamações dos jogadores sobre DLC dentro do disco são uma grande besteira.
Em entrevista ao site GameSpot, Moore foi perguntado sobre uma série de tópicos, como a diminuição da margem de lucro dos jogos AAA e o aumento da dependência em Season Passes, além do DLC dentro do disco.
Segundo ele, um Season Pass é uma forma de reter um jogador dentro de um jogo, ou seja, como o conteúdo é lançado de tempos em tempos, ele não simplesmente termina o jogo e vai pro próximo. “Hoje em dia, nós temos o que costumava ser uma equipe completa de um jogo trabalhando em conteúdo adicional para os títulos, cerca de 40 ou 50 pessoas”.
Outro detalhe interessante levantado por Moore foi sobre as margens de lucro dos jogos. Como os jogos cada vez custam mais para serem feitos, isso tem resultado num número menor de jogos por ano. Quando Moore juntou-se à EA, a companhia havia publicado 70 jogos naquele ano. Agora, em 2015, são apenas 12 jogos, ou seja, apostas maiores, mas em menores números.
Para completar, segundo Moore, reclamações de DLC dentro do disco são infundadas porque eles simplesmente não estão lá, mas alguma fundação do que irá para o jogo no futuro é necessária para que o DLC seja lançado no futuro. Ou seja, eles certamente sabem o que vão lançar de DLC para o jogo e pode até ser que o código faça referências a isso, mas (no caso da EA) os jogos estão muito longe de conterem algum DLC funcional dentro dos discos.
A entrevista é bem extensa, mas bastante interessante do ponto de vista de mercado dos jogos. Para quem domina o inglês, é mais do que recomendada.