O crossplay é uma das características mais interessantes e inovadoras da geração atual de consoles e PCs, uma função onde jogadores de diferentes plataformas podem jogar um jogo entre si, aumentando assim a quantidade de jogadores disponíveis para as partidas e estendendo a vida útil de muitos jogos online.
Você consegue imaginar como seria a repercussão de Rocket League sem essa função? Pois é, o jogo provavelmente não faria um terço do sucesso que ele fez sem ela, e segundo o CEO de Fortnite, o crossplay entre o PS4 e o Xbox One, a única modalidade ainda não disponível, é apenas questão de tempo.
Recentemente, Tim Sweeney, da Epic Games, disse na GDC que ele acha que o crossplay entre as plataformas seja o próximo passo lógico. “Os jogos viraram experiências sociais da mesma forma como o Facebook e o Twitter viraram, e essas experiências só fazem sentido se os jogadores podem se comunicar com todos os amigos deles”, disse o executivo.
“Para a Sony e a Microsoft darem o suporte adequado aos consumidores deles, eles têm que estar abertos a todos os amigos desses consumidores, os amigos do mundo real, senão, eles estarão quebrando grupos sociais do mundo de verdade”.
Sem querer querendo, a Epic Games foi a primeira companhia a liberar o crossplay entre o PS4 e o Xbox One em setembro de 2017, durante o lançamento do modo Save the World de Fortnite. Segundo a companhia, isso foi um erro logo revertido, mas isso nunca havia sido feito até então de maneira aberta.
A Microsoft é totalmente aberta ao crossplay entre o Xbox One e o PS4, e Phil Spencer volta e meia fala sobre o assunto. Na verdade, tudo depende da Sony em dar esse próximo passo lógico. Será que algum dia eles vão responder à razão?