O jogo Schedule 1, sucesso independente na Steam, está sendo alvo de uma investigação por suposta violação de propriedade intelectual da franquia Drug Dealer Simulator, da empresa Movie Games S.A. A publisher polonesa acusa o título da desenvolvedora TVGS de ser excessivamente semelhante aos seus jogos, o que pode configurar concorrência desleal e quebra de direitos autorais.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Schedule 1 é comparado à franquia Drug Dealer Simulator
Lançado em 24 de março, Schedule 1 chamou atenção ao atingir mais de 400 mil jogadores simultâneos, com sua proposta centrada na produção e distribuição de drogas em um ambiente urbano. No entanto, essa popularidade acabou despertando o interesse jurídico da Movie Games S.A., que também é responsável por dois jogos com temática semelhante: Drug Dealer Simulator e Drug Dealer Simulator 2.
Um documento divulgado pelo site papbiznes revelou que a investigação foi oficialmente aberta sob o título: “Decisão de iniciar investigação contra os criadores de Schedule 1 por possíveis infrações de propriedade intelectual do emissor e prática de concorrência desleal”.
Interface, mecânicas e enredo estão sob análise
Segundo a Movie Games, foram identificados elementos do jogo Schedule 1 que podem ser cópias ou adaptações não autorizadas de sua propriedade intelectual. A análise comparativa, iniciada assim que o jogo foi lançado, está focada em diversos aspectos, como enredo, mecânicas de jogo e interface do usuário (UI).
A empresa informou ainda que irá manter o público atualizado sobre os desdobramentos da investigação por meio de comunicados oficiais. A situação guarda paralelos com o processo da Nintendo contra o jogo Palworld, acusado de se inspirar excessivamente na franquia Pokémon.