Categorias: Games

Satoru Iwata diz em entrevista que a Nintendo deve redefinir o que faz

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, anda com “as calças na mão” faz algum tempo devido à crise financeira que a companhia tem enfrentado. Recentemente, ele deu uma entrevista longa ao site Diamond.jp comentando sobre os principais desafios que a companhia, e ele, têm passado nos últimos anos, e o que eles têm feito e pretendem fazer para que a Nintendo volte a ser uma companhia lucrativa.

Segundo Iwata, ele pretende continuar o desejo do ex-presidente, e atualmente cadáver, Hiroshi Yamauchi, de transformar a Nintendo numa companhia de entretenimento, ao invés de apenas jogos eletrônicos.

“Eu tenho certeza de que muitas pessoas consideram a Nintendo como uma companhia que apenas faz jogos e eu acredito que vários dos nossos empregados têm pensado dessa forma também. Alguns empregados estão a cargo de fazer as coisas e acabam presos em posições onde eles têm que ficar pensando em maneiras de tornar os jogos mais divertidos para os outros, o que acaba não evitando que as pessoas fora da companhia pensem isso”.

“Então, mesmo que o fato da companhia ter um foco em fazer jogos não mude, eu acho que é uma boa hora para dizer que a Nintendo é uma companhia que pode fazer o que ela quiser”.

Apesar dessa “mudança” de atitude da companhia, Iwata aproveitou para dizer que a Nintendo não é uma companhia que vai fazer qualquer coisa para ganhar dinheiro, mas sim uma companhia que vai procurar se focar em formas de entretenimento que tragam experiências únicas para os seus consumidores, e que nem sempre entretenimento vai querer dizer videogames.

Segundo Iwata, essa questão do entretenimento veio à tona para ele quando Yamauchi faleceu. Uma das ideias para esse tipo de abordagem é o programa de qualidade de vida da Nintendo, com jogos como o Wii Fit. Iwata comentou que esse é um tipo de entretenimento diferente que a companhia tem a oferecer e que isso é um bom começo.

Essa decisão vem juntamente com um negócio fechado pela Nintendo com o McDonalds nos Estados Unidos que colocou Pokémon como a surpresa atual do Mc Lanche Feliz (ou Caixinha Feliz para os nossos amigos Lusitanos) nos EUA. O que será que isso significa efetivamente para a companhia? Começaremos a ver mais produtos da Nintendo? Séries da Nintendo? Filmes da Nintendo? E aquele corte novo no preço do Wii U vem quando? Deixem seus comentários.

Este website utiliza cookies