A Konami aproveitou a semana da E3 para divulgar vários detalhes sobre Pro Evolution Soccer 2016. Primeiramente, foi divulgada a data oficial de lançamento do jogo, que chegará dia 15 de Setembro, 10 dias antes de seu concorrente direto, FIFA 16.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Além disso, foi divulgado um trailer do jogo, que terá Neymar Jr. como estrela mundial da capa. Confira o trailer abaixo, que parece levar a sério o slogan de “Ame o passado, jogue o futuro”, com “We Will Rock You”, do Queen, na trilha sonora dos primeiros minutos, relembrando a icônica abertura de Winning Eleven 6:
https://www.youtube.com/watch?v=HshfqDVGWJU
O trailer mostra algumas novidades que já haviam sido divulgadas anteriormente, como por exemplo o clima dinâmico, que pode trazer chuva no decorrer da partida, forçando o jogador a mudar um pouco o estilo de jogo, já que isso afetará diretamente o comportamento da bola e dos jogadores, assim como uma partida da vida real.
Não espere, porém, cenas dignas de várzea, com bolas simplesmente parando em poças d’água gigantescas e deixando o jogo quase impraticável (e doloroso de se assistir), isso porque a Konami garantiu que não deixará as mudanças afetarem a ponto da chuva ser irritante e frustrante. Uma pena, mas isso não quer dizer que vai ser impossível reeditar cenas como a queda de Boateng após o drible de Messi, ou a queda de Amaral diante do Ronaldo Fenômeno, já que é possível que os defensores acabem caindo ao ficarem no mano-a-mano com os atacantes.
Dois pedidos antigos também serão atendidos: A exemplo do que ocorre com a série FIFA desde 2008, agora poderemos controlar as comemorações em PES 2016. Outro ponto de atenção será a reformulação do amado modo Master League, que ficou tristemente sem graça na última edição. A ideia é levar o slogan citado incansavelmente no trailer a outro nível, trazendo novidades visuais e de ferramentas em geral para o modo, mas também trazendo a empolgação de volta.
O controle do jogo sem bola e a IA também serão focos em PES 2016, com disputas aéreas mais intensas, controladas por você, e com uma IA mais intuitiva, aproveitando os espaços para dar continuidade para a jogada.
Outra novidade prometida é a reformulação do sistema de colisões, que agora estará finalmente mais realista. Sabendo da evolução claríssima entre PES 2014 e PES 2015, não vai ser surpresa que a evolução continue em 2016. Por falar nisso, a Konami prometeu um jogo mais “humano”, com três vezes mais animações, entre quedas, corridas e afins. Tudo isso será possível devido ao maior uso da Fox Engine, já que a equipe acredita que a engine tem potencial para “mudar a indústria” dos jogos de futebol.
Por fim, foi também divulgado um vídeo de gameplay mais detalhado, com uma partida entre Brasil e Alemanha, na Arena Corinthians. Como não foi no Mineirão, não teve passeio, mas o vídeo deu uma boa noção de como o jogo está ficando.
Infelizmente, a impressão que fica é de que esse é o PES 2015, com comemorações controladas + algumas animações novas + Arena Corinthians + novo penteado do Neymar. Espero que a impressão seja precipitada e ainda mude bastante, já que faltam mais de três meses para o lançamento oficial do jogo. Confira abaixo os 16 minutos de vídeo, com a entrevista de um dos produtores com a IGN UK:
