InĂ­cioGamesRumor: PS4 serĂ¡ 50% mais poderoso que o Xbox 720

Rumor: PS4 serĂ¡ 50% mais poderoso que o Xbox 720

xbox-720-ps4

PUBLICIDADE

Os rumores envolvendo os dois grandes concorrentes (foi mal, Wii U) da prĂ³xima geraĂ§Ă£o estĂ£o a mil. O VG247 foi informado durante a CES que o PlayStation 4 seria cerca de 50% mais poderoso que o Xbox 720, baseado na capacidade bruta de cĂ¡lculos.

Enquanto o PlayStation 4 teria o poder de processamento de 1,84 teraflops, o Xbox 720 teria a capacidade de processamento de “apenas” 1,24 teraflops. SĂ³ para comparar com a geraĂ§Ă£o atual, o Xbox 360 tem 115.2 gigaflops de processamento e o PS3 230 gigaflops.

Para os leigos em “coisas da informĂ¡tica”, cada FLOP Ă© um cĂ¡lculo em ponto flutuante por segundo. Como os consoles da nova geraĂ§Ă£o vĂ£o operar na escala de grandeza “tera”, eles vĂ£o fazer 10¹² cĂ¡lculos em ponto flutuante por segundo. E vocĂª se achando o grandĂ£o por conseguir fazer divisĂ£o com casa depois da vĂ­rgula de cabeça, nĂ©?

JĂ¡ no departamento memĂ³ria ram, Ă© o Xbox 720 que ganha a parada. O novo console terĂ¡ 8gb de ram, sendo 3 reservados para o sistema operacional, aplicativos e segurança, deixando entre 4 e 5 gigabytes livre para os jogos. O PS4 terĂ¡ 4GB com 1 para o sistema operacional e 3 para os jogos.

Em termos de placa de vĂ­deo, o Xbox 720 terĂ¡ um motor grĂ¡fico baseado na Radeon 8770 e o PlayStation 4 na APU A10 da AMD.

PUBLICIDADE

Para completar, ambos os consoles terĂ£o acesso a discos de bluray de 100GB, o que evitarĂ¡ as versões capadas de certos jogos para alguma das mĂ¡quinas, como aconteceu nessa geraĂ§Ă£o com o Xbox 360.

Apesar disso, vale a pena citar que poder de processamento nĂ£o quer dizer nada. Como eu disse ali em cima, o PlayStation 3 tem praticamente o dobro de poder bruto de processamento que o Xbox 360, mas muitas versões de jogos para as duas plataformas acabam tendo o Xbox como vencedor nas comparações. O motivo disso? O Xbox 360 Ă© bem mais fĂ¡cil de ser programado do que o PlayStation 3, alĂ©m de ter o dobro de memĂ³ria ram (512 contra 256) que o seu concorrente.

Como a Sony resolveu simplificar nessa geraĂ§Ă£o usando um processador inspirado nos da AMD, assim como a Microsoft, Ă© possĂ­vel que dessa vez essa vantagem bruta sirva para alguma coisa, mas sĂ³ quando os primeiros jogos começarem a sair Ă© que vamos saber algo.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric ArrachĂ© Gonçalves Ă© o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, apĂ³s vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrĂ¡s do sonho.