Rockstar Games é acusada de demitir funcionários que tentavam criar sindicato

A Rockstar Games, estúdio responsável pela franquia Grand Theft Auto (GTA), está sendo acusada de praticar “quebra de sindicato”, após demitir entre 30 e 40 funcionários de seus escritórios no Reino Unido e no Canadá. Segundo o Sindicato Independente dos Trabalhadores da Grã-Bretanha (IWGB), todos os desenvolvedores dispensados estavam envolvidos em esforços para se sindicalizar, levantando suspeitas de que as demissões foram uma forma de repressão.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

De acordo com o sindicato, a medida não teve relação com cortes de custos, já que a empresa continua com forte estabilidade financeira e está em plena produção de GTA VI, um dos jogos mais aguardados da década.

Sindicato acusa Rockstar de “ato brutal e ilegal”

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Em comunicado oficial, Alex Marshall, presidente do IWGB, classificou a ação da Rockstar como o “ato mais descarado e implacável de quebra de sindicato da história da indústria dos jogos”. Ele criticou a postura da desenvolvedora, afirmando que o estúdio mostrou “desprezo pela lei e pela vida dos trabalhadores que geram bilhões em lucros”.

PUBLICIDADE

Marshall destacou que, mesmo após as demissões, o grupo conhecido como Rockstar Union continuará lutando por melhores condições e respeito no ambiente de trabalho. O IWGB prometeu recorrer a todas as medidas legais para que os profissionais demitidos sejam reintegrados e recebam compensações adequadas.

Trabalhadores criticam disparidade entre lucros e condições de trabalho

A presidente do setor de games do IWGB, Spring Mcparlin-Jones, também se pronunciou, apontando a contradição entre o sucesso financeiro da Rockstar e o tratamento dado aos seus funcionários. Segundo ela, o estúdio deve lucrar cerca de US$ 10 bilhões com GTA VI, valor suficiente “para acabar com a fome mundial por um ano”, destacando que a atitude da empresa “mostra que o dinheiro importa mais do que as pessoas”.

Por outro lado, Alan Lewis, chefe de comunicações corporativas globais da Take-Two Interactive (empresa controladora da Rockstar), afirmou à Bloomberg que as demissões ocorreram por “má conduta grave”. Ele reforçou que a Take-Two apoia totalmente a decisão da desenvolvedora.

Cresce o movimento sindical na indústria de games

O caso da Rockstar Games acontece em um momento em que a sindicalização na indústria de jogos vem ganhando força. Nos últimos anos, estúdios como Blizzard Albany, Raven Software, Blizzard Irvine (responsável por World of Warcraft), Blizzard Orange County (Overwatch 2), ZeniMax e ZA/UM (de Disco Elysium) criaram ou se uniram a sindicatos.

A IWGB, que também representa parte desses profissionais, afirma que o movimento visa combater condições precárias e longas jornadas de trabalho, práticas que ainda são comuns em grandes estúdios.

GTA VI segue com lançamento previsto para 2026

Mesmo em meio à polêmica, a Rockstar segue firme na produção de GTA VI, que está programado para ser lançado em 26 de maio de 2026, para PlayStation 5 e Xbox Series S|X. O jogo já sofreu um adiamento em relação à janela original, que previa o lançamento para o final de 2025.

Considerando o histórico da empresa, não está descartada a possibilidade de novos atrasos, já que Red Dead Redemption 2 também foi adiado diversas vezes antes de chegar ao público em outubro de 2018, tornando-se um dos títulos mais aclamados da geração.

Com as recentes acusações e a pressão sindical, o lançamento de GTA VI pode marcar não apenas um novo capítulo para a série, mas também um ponto de virada na relação entre desenvolvedores e grandes empresas da indústria de games.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.