Resident Evil 3 Remake – Como usar a esquiva

O sistema de esquiva foi utilizado pela primeira vez no Resident Evil 3 clássico, de 1999 e agora está de volta no Remake.

No post de hoje, ensinamos você a dominar essa técnica e dar vários olés nos seus inimigos mortos vivos em Raccoon City.

Resident Evil 3 Remake – Como usar a esquiva de maneira correta

A esquiva em Resident Evil 3 Remake é acionada ao se pressionar o botão R1 (PlayStation 4), RB (Xbox One) ou Barra de Espaço (PC). Ao contrário do Resident Evil 3 clássico onde o comando da esquiva só funcionava no exato momento do ataque, na versão recente o comando é livre e alguns speed runners usam ela inclusive como artifício para fazer o personagem andar mais rápido em determinados momentos.

Para começar, é importante dizer que há dois diferentes movimentos de esquiva: o tradicional e a esquiva perfeita. A diferença entre elas é apenas o timing de executar a ação.

Ao executar a esquiva perfeita, ainda é possível emendar um contra-ataque contra os inimigos, o que potencializa ainda mais a eficiência desse movimento.

Outro ponto importante é que Jill Valentine e Carlos Oliveira possuem movimentos diferentes. Enquanto Jill de fato se esquiva, Carlos utiliza uma espécie de aparagem que pode derrubar inimigos mais fracos como zumbis, e cessa brevemente o movimento de inimigos mais fortes como Hunters e Lickers.

Esquiva padrão

A esquiva padrão é basicamente um avanço ou recuo rápido de Jill Valentine ao se pressionar o R1 (RB ou Espaço) + direcional para cima, para baixo ou para qualquer um dos lados. Dessa forma é possível escapar da investida dos inimigos.

Entretanto este movimento tem um tempo de recuperação do personagem após sua execução, o que o deixa suscetível ao ataque dos inimigos ao fim do movimento. Por conta disso é recomendado que o jogador não execute o comando mais de duas vezes seguidas, pois quanto mais vezes o comando for feito seguidamente, maior o tempo de recuperação.

O movimento de Carlos é um pouco diferente. Ao invés de esquivar-se, o mercenário da Umbrella executa uma espécie de aparagem que derruba alguns zumbis no chão e cessa movimentos de ataque de Lickers e Hunters.

Da mesma forma que a esquiva de Jill, a aparagem de Carlos possui um tempo de recuperação que o deixa aberto para ataques dos inimigos. Então muito cuidado ao usar esse comando, tenha sempre em mente a distância para o seu inimigo e o quanto Jill ou Carlos avançam/recuam ao executá-los.

Esquiva perfeita

Para realizar uma esquiva perfeita o grande segredo é aprender a ler os movimentos dos inimigos e pressionar o comando no timing correto.

Em um primeiro momento isso pode parecer complicado, mas é basicamente questão de prática e o resultado de uma esquiva perfeita é altamente recompensador e muito útil – na verdade essencial – nos níveis de dificuldade Pesadelo e Infernal.

A esquiva perfeita é performada quando o jogador pressiona o botão R1 (RB ou Espaço) no momento exato em que um inimigo inicia um ataque próximo ao personagem. Jill executa um movimento de rolagem e as bordas da tela ficam com uma espécie de blur, enquanto o tempo desacelera lentamente.

Este movimento é extremamente útil para escapar principalmente dos ataques do Nemesis, já que o movimento de rolagem além de evitar o ataque em si, ainda coloca Jill a uma distância razoável do inimigo e pronta para continuar sua fuga.

Ao contrário da esquiva padrão, a esquiva perfeita não tem tempo de recuperação, e por isso ela é uma mecânica tão importante de ser aprendida se você pretende enfrentar os desafios do modo Pesadelo e Infernal, onde Nemesis possui uma velocidade absurdamente superior à dos demais modos.

Com Carlos, a aparagem torna-se um potente soco que derruba ou stuna os inimigos por uma preciosa fração de segundos. A mecânica para executar esse movimento é igual a de Jill e é fundamental para lidar com os Hunters no Hospital, por exemplo.

Contra-ataque

Os movimentos de esquiva perfeitos de Jill e Carlos são a porta de entrada para o contra-ataque, um movimento complementar à esquiva perfeita e que é de extrema utilidade em combates contra inimigos mais poderosos ou contra hordas de zumbis.

Após executar uma esquiva perfeita, imediatamente aperte o botão para mirar. Com isso o personagem mira diretamente para a cabeça do inimigo, independente de quem ele seja. Durante essa movimentação o tempo desacelera e o jogador pode escolher mirar em outra região do inimigo, mas deve ser rápido para isso.

Essa técnica é especialmente eficaz contra a forma final de Nemesis nas dificuldades Pesadelo e Inferno, já que

Ao executar um contra-ataque estando com a faca especial “Chapa-Quente” equipada, Jill executa um movimento semelhante a um “shoryuken” contra o inimigo, causando grande dano nele.

Ceraldi

UX & UI Manager, Ceraldi se dedica (menos do que gostaria) ao Critical Hits e tentar cumprir seu papel de pai de família em meio à gatos, bacon, video games, séries, MCU, futebol e NBA.