Monster Hunter World vem se tornando um dos jogos mais populares da franquia, e grande parte desse sucesso está atrelado ao ambicioso motor gráfico usado pela Capcom, chamado MT Frameworkd.
Com essa nova tecnologia, Monster Hunter deixou de ter pequenas áreas de exploração, passando a ter um cenário gigantesco, rico em detalhes e repleto de monstros que podem ser caçados a qualquer momento.
Tudo isso só foi possível graças aos poderosos hardwares da nova geração. Mas a pergunta que fica é em qual dos consoles Monster Hunter World oferece a melhor experiência?
Como já é de costume para responder essa pergunta o Digital Foundry preparou um relatório extremamente detalhado, revelando que na verdade nem Xbox One e nem PS4 estão otimizados para rodar o jogo.
Começando pela resolução, o PS4 consegue rodar o game em 1080p contra os 864p do Xbox One. De início ambos consegue manter os 30 fps, mas quando a ação começa de verdade a taxa de quadros do PS4 fica entorno de 26-30 fps, enquanto no Xbox One varia entre 24-26 fps.
Indo para as versões tunadas dos dois consoles, o PS4 Pro e o Xbox One X possuem três, um que prioriza a resolução, outro que foca nos gráficos e o terceiro que aprimora o desempenho. Quando priorizado a resolução, o PS4 Pro entrega imagens de 1800p, enquanto o Xbox One X a resolução vai para 1728p, um aumento de quase quatro vezes em relação a versão normal do Xbox One. Embora a resolução do console da Microsoft seja menor, ela se beneficia com o sistema de reconstrução e entrega imagens mais nítidas quando em movimento.
No modo de desempenho e gráfico, ambos os consoles entregam resoluções de 1080p. No modo gráfico é possível notar um aumento significativo nos detalhes da tela, tanto em objetos próximos como na visão do horizonte. O destaque aqui vai para o Xbox One X que coloca a taxa de quadros acima dos 42 fps.
Indo para o modo de desempenho, o PS4 consegue atingir 40 fps, e fica oscilando dependendo do que está acontecendo na tela. Já no Xbox One X, em momento fora de combate o taxa de quadros chega a 60 fps.
Embora o relatório elogie gráficos, texturas e animações, é nítido que além de nenhum dos consoles rodar o game em 4k, a oscilação da taxa de quadros pode provocar uma experiência inconstante.
Assim, até que a versão do PC seja lançada, ainda não podemos saber como é rodar Monster Hunter usufruindo de todo seu potencial.
Monster Hunter World está disponível para Xbox One e PS4, com uma versão para PC programada para sair no final do ano.