The Order: 1886 foi concebido como trilogia desde o início, conforme revelou o ex-diretor criativo Ru Weerasuriya em entrevista ao canal do YouTuber Julien Chièze. Lançado em 2015 e desenvolvido pela Ready at Dawn, o jogo chamou atenção pela ambientação em uma Londres alternativa e gráficos impressionantes para a época, mas acabou prejudicado pela recepção crítica e comercial abaixo do esperado, o que inviabilizou uma continuação.
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The Order: 1886 teria sequência com multiplayer e combates maiores
Weerasuriya afirmou que idealizou o projeto como uma trilogia, com os títulos The Order: 1891 e The Order: 1899 planejados como continuações. O criador revelou ter escrito um pitch de 10 páginas para a sequência, que incluiria combates muito maiores e a adição de um modo multiplayer. A ideia de implementar o multiplayer chegou a ser considerada no primeiro jogo, mas foi adiada para uma possível sequência.
Além disso, o diretor comentou que havia planos para expandir a narrativa da franquia até o século 20, mostrando ambições que iam muito além de um único título.
Recepção crítica frustrou continuidade de The Order: 1886
O cofundador da Ready at Dawn, Andrea Pessino, também falou sobre o cancelamento da sequência, apontando que a Sony, publisher do jogo, provavelmente teria dado sinal verde para o projeto caso a recepção crítica tivesse sido melhor. Segundo ele, a empresa é muito orgulhosa e, com uma avaliação acima de 70 pontos, a sequência provavelmente teria ocorrido.
The Order: 1886 alcançou uma média de 63 no Metacritic e uma pontuação de 6.8 entre os usuários, ficando aquém das expectativas da Sony e impactando o futuro da franquia. O projeto de trilogia, assim, nunca saiu do papel.