House of the Dragon, prequel de Game of Thrones, explora uma das guerras mais devastadoras na história de Westeros: a Dança dos Dragões. No entanto, a resposta sobre quem realmente vence esse conflito não é tão simples.
Início da Dança dos Dragões
House of the Dragon começa com a coroação de Viserys Targaryen e introduz todos os personagens que participarão da Dança dos Dragões. A série adapta-se para cobrir todo o conflito, desde a nomeação de Rhaenyra como herdeira de Viserys até a guerra entre os Verdes e os Pretos. Os Verdes acreditam que Aegon, o primogênito de Viserys, tem direito ao trono, enquanto os Pretos apoiam a reivindicação de Rhaenyra.
As perdas de ambos os lados
O conflito resulta na morte de quase todos os dragões Targaryen, além de figuras importantes como o Príncipe Daemon, a Rainha Rhaenyra, Lady Rhaenys, a Rainha Helaena e seus filhos, Aemond, Daeron e todos os três filhos de Rhaenyra de seu primeiro casamento. O Rei Aegon II vence efetivamente a guerra ao queimar e alimentar seu dragão, Sunfyre, com Rhaenyra em Dragonstone. Apesar disso, Rhaenyra consegue tomar King’s Landing e sentar no Trono de Ferro por alguns meses..
O final do reinado de Aegon II e a ascensão de Aegon III
Mesmo após a morte de Rhaenyra, os reforços dela, liderados por Cregan Stark, continuam a avançar. Os conselheiros de Aegon II, percebendo a fraqueza do rei, acabam por envenená-lo, deixando Aegon III, filho de Rhaenyra e Daemon, como o novo rei de Westeros. Aegon III, traumatizado pela guerra e pela perda de sua família, assume o trono aos dez anos, coroado por Corlys Velaryon. Seu único irmão sobrevivente, Viserys II, eventualmente também se torna rei.
Vitória amarga e consequências
Tecnicamente, a linhagem de Rhaenyra prevalece, já que todos os filhos e netos de Alicent morrem na Dança dos Dragões. Aegon III é inicialmente casado com Jaehaerya, filha de Aegon II e Helaena, tentando unir as duas facções. No entanto, Jaehaerya morre tragicamente dois anos depois, sem deixar filhos, representando o fim da linha de sangue de Alicent. Nenhum dos lados, Rhaenyra ou Aegon II, vence verdadeiramente a guerra, mas a linhagem de Rhaenyra perdura através de Aegon III e Viserys II.
O reinado de Aegon III
Aegon III, também conhecido como Aegon, o Jovem, governa por 26 anos. Ele também é apelidado de “Desgraça dos Dragões” devido à morte do último dragão Targaryen durante seu reinado. Aegon morre de tuberculose aos 36 anos, deixando o legado Targaryen para seus dois filhos, três filhas e seu irmão. Seus filhos morrem sem herdeiros masculinos, levando Viserys II a ocupar o Trono de Ferro após eles.
Impacto na dinastia Targaryen
A Dança dos Dragões é desastrosa para a dinastia Targaryen, especialmente pela perda de tantos dragões. Rhaenyra e Alicent terminam suas vidas de maneira trágica: Alicent passa seus últimos anos confinada e consumida pela dor, enquanto Rhaenyra vê seu reinado desmoronar antes mesmo de começar, sendo traída e cruelmente assassinada. Essa guerra enfraquece significativamente os Targaryens, contribuindo para a perda de seu poder durante a revolução de Robert Baratheon.
Usando como base o livro Fogo & Sangue, House of the Dragon é a primeira série derivada de Game of Thrones. A história se passa quase 200 anos antes dos eventos das Crônicas de Gelo e Fogo, mostrando as intrigas da Casa Targaryen e o conflito conhecido como A Dança dos Dragões.
House of the Dragon está disponível exclusivamente na HBO Max.
Confira também:
- Por que Daemon é chamado de rei consorte em House of the Dragon?
- Quem são Silverwing e Vermithor e quais serão os seus montadores em House of the Dragon
- Rhaenyra morre na Dança dos Dragões de House of the Dragon?
- Quem é Daeron Targaryen, o quarto filho de Alicent em House of the Dragon
- Entenda o significado e as referências da nova abertura de House of the Dragon