InícioGamesE-SportsQual o impacto dos eSports no mundo das apostas esportivas ?

Qual o impacto dos eSports no mundo das apostas esportivas ?

A pandemia do COVID-19 deu início a um período de crescimento para a indústria de apostas em eSports, e as empresas do setor estão trabalhando para enfrentar os desafios que acompanham essa movimentação. Muitas pessoas adotaram o home office e estão ficando mais tempo em casa.

PUBLICIDADE
Evento de Esports – Divulgação: ESL

A partir daí, a procura por aposta grátis betway cresceu muito. E isso não tem só a ver com os esportes tradicionais, como futebol, basquete ou vôlei. Também envolve os jogos eletrônicos, como League Of Legends, Counter Strike, FIFA, Fortnite, entre outros.

PUBLICIDADE

Boa parte dessa movimentação tem como ponto inicial o mercado norte-americano de apostas esportivas. Por lá, esse segmento cresceu, após a Suprema Corte decidir que as apostas esportivas eram uma atividade legalizada, em meados de 2018. O tamanho atual do mercado é de US$ 9,5 bilhões e deve chegar a US$ 37 bilhões até 2025, segundo a empresa de gestão de ativos ARK Invest .

Um outro relatório recente da Market Insight Reports estimou que o mercado de apostas esportivas pode atingir um valor global de mais de US$ 13 bilhões até 2025, um aumento significativo em relação ao valor estimado de US$ 800 milhões atingidos há dois anos, em 2019, antes do início da pandemia.

Agora, esse mercado tem se relacionado com plataformas e competições de eSports. A maioria das apostas nos jogos eletrônicos ainda são relativamente simples, quase sempre destinadas a escolher o vencedor de uma partida ou competição. É diferente do que acontece com esportes de verdade, quando se pode definir de quem será o primeiro escanteio num jogo de futebol ou a primeira cesta de 3 pontos em um duelo no basquete.

Mas isso é algo que está começando a mudar. Para alguns dos maiores eSports, empresas como a Oddin fornecem probabilidades mais específicas, permitindo que os usuários apostem em interações do jogo: quem ganhará ou perderá a vida no jogo, pontuações exatas da partida, o primeiro time a vencer um certo número de rodadas e assim por diante.

Como uma das poucas casas de apostas focadas especificamente em eSports, a Oddin cobre uma variedade de jogos, mas oferece seus serviços de apostas ao vivo apenas para os títulos de maior destaque, como Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends e Dota 2, além do chinês Honor of Kings. De acordo com especialistas do setor, 95% das apostas nos eSports vão para esses jogos.

A produção de apostas de eSports também faz parte do modelo de negócios da empresa Fandom, que fornece serviços de apostas para empresas tanto do setor de esportes quanto de eSports. A Fandom cobre todos os principais jogos eletrônicos. Em entrevista recente, o CEO da empresa, David Vinokurov, afirmou que um dos maiores desafios para as empresas deste segmento é entender quando um jogo ainda atrai a atenção do público e, por consequência, dos apostadores.

PUBLICIDADE

“Em breve existirão novos jogos chegando às plataformas, e isso vai acontecer cada vez mais rápido. É exatamente nesse momento que o ecossistema geral se torna mais sofisticado e precisamos estar atentos”, disse Vinokurov.

Há também o fato de que os fãs e jogadores de eSports tendem a ser mais jovens do que os espectadores de esportes tradicionais, o que significa que os sportsbooks, as pessoas responsáveis por organizar as opções de apostas nos sites, precisam estar atentos a apostadores menores de idade.

Isso é mais um problema para títulos como Overwatch e Fortnite, de acordo com Scott Burton, CEO da empresa de apostas esportivas e esportivas FansUnite. “Counter-Strike, Dota e League of Legends são obviamente jogos para PC, então controlamos isso melhor. Mas há jogos para os quais precisamos estar atentos”, disse Burton.

Para contornar esse perigo, os sportsbooks têm feito um grande esforço para rastrear os usuários e educá-los sobre os riscos das apostas em excesso. A empresa de apostas de eSports Rivalry, por exemplo, fez uma parceria com organizações de jogos eletrônicos para informar os espectadores mais jovens sobre as leis e as melhores práticas em torno das apostas, limitando os valores máximos de apostas em alguns de seus serviços.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.