Publisher de Subnautica oferece pagamento altíssimo para funcionários deixarem empresa após foco total em IA

A publisher sul-coreana Krafton, responsável por títulos como PUBG, InZOI e o futuro Subnautica 2, iniciou um programa agressivo de compra de contratos de funcionários, oferecendo até três anos de salário para quem aceitar deixar a empresa. A medida acontece pouco depois do anúncio de que a companhia irá se transformar em uma empresa focada prioritariamente em inteligência artificial.

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A decisão foi oficializada no último dia 12 de novembro por meio de um comunicado interno, segundo informações da BusinessKorea. O pacote de saída depende do tempo de casa: profissionais com menos de um ano têm direito a seis meses de pagamento, enquanto veteranos com mais de 11 anos podem receber até três anos de salário.

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A estratégia visa enxugar a equipe para maximizar lucros após a divulgação de um trimestre recorde, com lucro operacional de 1,052 trilhão de won sul-coreanos, o equivalente a cerca de US$ 717,7 milhões.

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Subnautica 2 no centro de polêmica judicial

A decisão da Krafton ocorre enquanto a empresa enfrenta um processo judicial movido pelos ex-executivos da Unknown Worlds, estúdio de Subnautica 2. Charlie Cleveland, Ted Gill e Max McGuire alegam que foram demitidos para evitar o pagamento de US$ 250 milhões em bônus por desempenho. Em contrapartida, a Krafton acusa os três de baixarem arquivos confidenciais do jogo antes da saída e entrou com uma ação própria por suposto abandono de função.

O cenário de crise não para por aí. O simulador de vida InZOI, outro projeto da Krafton, sofre críticas devido ao uso excessivo de inteligência artificial, como a criação de objetos 3D a partir de imagens 2D e texturas geradas por comando textual. Desde o lançamento em acesso antecipado, o jogo perdeu quase toda sua base inicial de jogadores, caindo de 87 mil para menos de 2 mil usuários diários no Steam.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.