A Krafton, empresa responsável por publicar Subnautica 2, está sendo acusada de ter usado o ChatGPT para buscar formas de não pagar um bônus contratual de US$ 250 milhões aos fundadores do estúdio Unknown Worlds Entertainment (UWE), conforme aponta um documento recente apresentado no processo judicial entre as partes.
O caso envolve os cofundadores Charles Cleveland, Max McGuire e Ted Gill, que foram desligados da empresa em julho de 2025 e, desde então, movem uma ação judicial contra a Krafton. O valor em disputa se refere a um acordo de earn-out, que previa o pagamento adicional caso certas metas de vendas fossem atingidas após a aquisição do estúdio, em 2021.
Disputa jurídica pode afetar o lançamento de Subnautica 2
Segundo os documentos obtidos pela imprensa, incluindo o site Kotaku, a Krafton teria considerado que pagou caro demais pela compra da UWE. Internamente, a liderança da Krafton discutiu se a meta contratual seria cumprida mesmo com a demissão dos fundadores. O CEO Kim Chang-han, então, teria recorrido ao ChatGPT em busca de alternativas legais para evitar o pagamento, mas a ferramenta teria indicado que seria “difícil cancelar o earn-out”.
A Krafton nega as acusações e afirma que a alegação serve apenas como distração, alegando ainda que os fundadores tentaram apagar conteúdos comprometedores de suas próprias contas no ChatGPT. A empresa também afirma que os registros das conversas com a IA não existem mais. Ao mesmo tempo, vem se posicionando como uma “empresa orientada por IA” e iniciou um processo de reestruturação interna, oferecendo indenizações para reduzir o quadro de funcionários.
No cronograma do projeto, Subnautica 2 teve seu acesso antecipado adiado para 2026, o que, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, inviabilizaria o pagamento do bônus, reforçando as alegações dos fundadores de que houve sabotagem intencional do cronograma por parte da Krafton. Os ex-fundadores afirmam ainda que foram retirados da liderança para impedir que recebessem os valores prometidos.
Até o momento, os dois processos seguem em andamento e nenhuma decisão foi tomada. O futuro de Subnautica 2 permanece incerto, especialmente diante do impacto que a disputa pode causar em sua produção e no cronograma de lançamento.

