Publisher de Subnautica 2 teria usado ChatGPT para tentar evitar pagamento de US$ 250 milhões

A Krafton, empresa responsável por publicar Subnautica 2, está sendo acusada de ter usado o ChatGPT para buscar formas de não pagar um bônus contratual de US$ 250 milhões aos fundadores do estúdio Unknown Worlds Entertainment (UWE), conforme aponta um documento recente apresentado no processo judicial entre as partes.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

O caso envolve os cofundadores Charles Cleveland, Max McGuire e Ted Gill, que foram desligados da empresa em julho de 2025 e, desde então, movem uma ação judicial contra a Krafton. O valor em disputa se refere a um acordo de earn-out, que previa o pagamento adicional caso certas metas de vendas fossem atingidas após a aquisição do estúdio, em 2021.

Disputa jurídica pode afetar o lançamento de Subnautica 2

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Segundo os documentos obtidos pela imprensa, incluindo o site Kotaku, a Krafton teria considerado que pagou caro demais pela compra da UWE. Internamente, a liderança da Krafton discutiu se a meta contratual seria cumprida mesmo com a demissão dos fundadores. O CEO Kim Chang-han, então, teria recorrido ao ChatGPT em busca de alternativas legais para evitar o pagamento, mas a ferramenta teria indicado que seria “difícil cancelar o earn-out”.

PUBLICIDADE

A Krafton nega as acusações e afirma que a alegação serve apenas como distração, alegando ainda que os fundadores tentaram apagar conteúdos comprometedores de suas próprias contas no ChatGPT. A empresa também afirma que os registros das conversas com a IA não existem mais. Ao mesmo tempo, vem se posicionando como uma “empresa orientada por IA” e iniciou um processo de reestruturação interna, oferecendo indenizações para reduzir o quadro de funcionários.

No cronograma do projeto, Subnautica 2 teve seu acesso antecipado adiado para 2026, o que, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, inviabilizaria o pagamento do bônus, reforçando as alegações dos fundadores de que houve sabotagem intencional do cronograma por parte da Krafton. Os ex-fundadores afirmam ainda que foram retirados da liderança para impedir que recebessem os valores prometidos.

Até o momento, os dois processos seguem em andamento e nenhuma decisão foi tomada. O futuro de Subnautica 2 permanece incerto, especialmente diante do impacto que a disputa pode causar em sua produção e no cronograma de lançamento.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.