A Sony prepara uma atualização significativa para o PSSR 2.0 (PlayStation Spectral Super Resolution), prevista para 2026, com avanços que devem melhorar consideravelmente a qualidade gráfica e a eficiência nos jogos de PS5 Pro. A novidade foi revelada por fontes ligadas ao canal Moore’s Law Is Dead, que teve acesso a documentos e conversou com desenvolvedores trabalhando com ferramentas da Sony.
Internamente chamada de MFSR2 (Multi-Frame Super Resolution 2), a tecnologia representa uma evolução direta do atual PSSR, conhecido como MFSR1. A nova versão promete reduzir o uso de memória, diminuir o tempo de processamento da GPU e aumentar a qualidade de imagem, tudo isso com uma API completamente nova. Por conta disso, será necessário que os estúdios liberem patches de atualização para que seus jogos aproveitem os recursos aprimorados.
Ferramentas e suporte para desenvolvedores
Para facilitar a transição, a Sony já teria disponibilizado um aplicativo de depuração chamado PSML replay, que ajuda os desenvolvedores a identificar falhas visuais provocadas pelo PSSR, como artefatos gráficos. Isso mostra um esforço da empresa em garantir que os estúdios tenham recursos para adaptar seus jogos à nova tecnologia.
Segundo os relatos, a comparação entre o salto de PSSR 1 para PSSR 2 é equivalente à mudança de FSR 3 para FSR 4 da AMD — ou seja, uma evolução estrutural e não apenas incremental. A Sony, inclusive, estaria colaborando com a AMD no Project Amethyst, contribuindo com o desenvolvimento do FRS 4, um upscaler com aprendizado de máquina comparável ao DLSS da Nvidia.
Sem data oficial, mas com janela estimada
Embora a Sony ainda não tenha confirmado oficialmente a data de lançamento do PSSR 2.0, a previsão atual aponta para início de 2026. A expectativa é que o PS5 Pro já venha preparado para aproveitar essas melhorias, fortalecendo o foco da empresa em tecnologias de reconstrução de imagem com suporte a múltiplos quadros.


