PS6 portátil pode ter CPU de 4 núcleos e se tornar prioridade sobre o PS5 Pro

Rumores recentes indicam que a Sony pode estar priorizando o desenvolvimento do PS6 portátil, colocando-o acima do PS5 Pro em sua estratégia atual. As informações apontam que o novo console portátil deve contar com um processador de apenas 4 núcleos, o que vem gerando ajustes por parte dos desenvolvedores para otimizar seus jogos a essa configuração.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

As informações vieram do leaker Tom, do canal Moore’s Law is Dead, que já acertou detalhes anteriores sobre o PS5 Pro. Segundo ele, a Sony atualizou todas as versões do seu SDK, desde a 1.0 até a atual 12.0, para dar suporte a modos de economia de energia. Essa função, antes especulada como teste interno, agora parece diretamente ligada ao novo portátil.

Sony estaria incentivando foco no portátil

YouTube video

PUBLICIDADE

Um dos indícios mais fortes do novo direcionamento da Sony seria a ausência desse mesmo suporte nos kits de desenvolvimento voltados ao PS5 Pro. Estúdios interessados no modelo mais potente precisam usar versões específicas e atualizadas do SDK, enquanto o portátil recebe amplo suporte, incluindo ferramentas voltadas à eficiência energética.

Outro ponto importante nos documentos vazados é a recomendação para que jogos sejam capazes de rodar com apenas 8 threads, o que representa metade da capacidade do PS5 e sugere uma CPU de 4 núcleos no PS6 portátil. A empresa também menciona que novos modos de operação poderão surgir, com aplicações adaptáveis a diferentes configurações de CPU.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.