O PlayStation 5 registrou seu melhor período de vendas no final de 2024 e ultrapassou a marca de 75 milhões de unidades distribuídas, conforme anunciado pela Sony nesta quinta-feira.
Melhor trimestre da história do PS5
Nos resultados financeiros do trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2024, a Sony informou que enviou 9,5 milhões de unidades do PS5, tornando esse o melhor trimestre da história do console. O número fica apenas 200 mil unidades abaixo do recorde do PlayStation 4 no mesmo período do ano fiscal de 2017.
No comparativo com o PS4, o PS5 está apenas 1,5 milhão de unidades atrás do total vendido pelo antecessor no mesmo estágio de vida (76,5 milhões de unidades). Durante os três primeiros trimestres do ano fiscal atual, a Sony enviou 15,7 milhões de unidades do PS5, mirando um total de 18 milhões até março.
A empresa também destacou que os números incluem as vendas do PS5 Pro, lançado em novembro, mas não divulgou estatísticas separadas para o modelo.
Crescimento da base de usuários e receita recorde
A Sony também registrou um aumento de 37% no lucro operacional em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo US$ 766 milhões. O crescimento foi atribuído ao desempenho de jogos de terceiros, assinaturas e microtransações, além de uma margem maior na venda de hardware.
O número de usuários ativos mensais nas plataformas PlayStation subiu 43%, alcançando 129 milhões – o maior número da história da empresa. No mesmo período da era PS4, esse número era de 90 milhões. A Sony revelou que 42% das vendas do PS5 no último trimestre foram para novos usuários, fator que contribuiu significativamente para o crescimento da base ativa.
A divisão de Jogos e Serviços de Rede da empresa registrou um aumento de 12% na receita, alcançando US$ 761 milhões. Como resultado, a previsão de receita para o ano fiscal foi ajustada para cima em 3%, com término previsto para abril de 2025.
O PlayStation Plus teve um aumento de 20% na receita anual, impulsionado pela adesão a planos de assinatura mais caros. A receita dos serviços de rede da Sony, que inclui o PS Plus e publicidade, subiu 28% ano a ano. Já as vendas de software de PS4 e PS5 aumentaram em 6,2 milhões de unidades no comparativo anual, totalizando 95,9 milhões. Jogos digitais representaram 74% das vendas, ante 66% no ano anterior.
Expectativas para o futuro
Durante uma conferência, a Sony destacou o sucesso de Astro Bot e Helldivers 2, ressaltando o plano de expandir sua presença em jogos familiares e títulos de serviço ao vivo.
Entre os próximos lançamentos, Death Stranding 2 e Ghost of Yotei chegam ainda este ano, acompanhados por títulos de grande porte como Monster Hunter Wilds e Grand Theft Auto 6. A Sony afirmou que tem “altas expectativas” para os lançamentos do próximo ano fiscal, que começa em 1º de abril.
Comentando os resultados, o analista da indústria Dr. Serkan Toto avaliou que muitos esperavam um trimestre mais fraco devido à ausência de grandes lançamentos exclusivos. No entanto, um desempenho forte de Call of Duty e vendas contínuas de jogos já disponíveis ajudaram a Sony a manter um bom desempenho.
Ele também destacou o impacto positivo do PS5 Pro, que aparentemente teve boas vendas, e o crescimento da base de usuários da PlayStation Network. Apesar da expectativa de um quarto trimestre mais contido, a Sony encerra um ano fiscal sólido.