O problema de superaquecimento no PS5 voltou ao debate após relatos recentes sobre falhas causadas pela solução de resfriamento com metal líquido. Implementada pela Sony como forma de garantir o máximo desempenho do console, essa tecnologia pode estar contribuindo para danos internos em longo prazo, atingindo até mesmo os modelos mais recentes, incluindo o PlayStation 5 Slim.
Técnicos alertam para falhas causadas pelo metal líquido
O sistema de resfriamento com metal líquido foi uma das grandes inovações do PlayStation 5, permitindo controlar a temperatura mesmo em situações de alta carga de processamento. No entanto, técnicos especializados vêm observando que esse composto pode vazar, secar e comprometer os componentes internos com o tempo. O modder e técnico modyfikatorcasper, por exemplo, relatou um caso envolvendo um PS5 Slim com menos de um ano e meio de uso, afetado por vazamento mesmo em posição horizontal.
PS5 MYTH BUSTED! 🤯
A PS5 SLIM (CFI-2016) console, which is less than 1.5 years old and has been standing VERTICALLY since purchase, is in for service and has the same problem!
Visible on the APU core are dried out and oxidized Liquid Metal (LM) remnants! The LM has formed a… pic.twitter.com/COD7L57lMl— modyfikatorcasper (@Modyfikator89) December 9, 2025
Esse tipo de vazamento não está ligado apenas à posição do console, como muitos usuários acreditavam, mas também à qualidade da aplicação do metal líquido e à sua degradação causada por temperatura e tempo de uso. Por isso, há uma crescente preocupação de que todos os modelos do PS5 estejam sujeitos a esse tipo de falha com o passar dos anos.
Novas versões do console podem não resolver o problema
A Sony teria implementado melhorias no método de aplicação do metal líquido nos modelos mais recentes, como o CFI-2100 e o PlayStation 5 Pro, para evitar vazamentos e melhorar a eficiência térmica. Mesmo assim, ainda não há garantia de que essas alterações impedirão completamente a degradação do material ao longo do tempo.
Segundo Matthew Cassels, fundador da Alderon Games, há uma tendência crescente de relatos envolvendo falhas relacionadas ao resfriamento com metal líquido, especialmente em consoles mais antigos. Isso indica que o problema pode ser mais amplo do que se imaginava inicialmente e que, eventualmente, todos os consoles precisarão de manutenção preventiva para evitar danos maiores.

