O PS5 e o PS5 Pro receberão em breve uma versão avançada do FSR 4, a tecnologia de upscaling desenvolvida pela AMD. Em entrevista recente ao Tom’s Guide, Mark Cerny, arquiteto-chefe do PlayStation, confirmou que a Sony está trabalhando para implementar o FSR 4 nos consoles, aproveitando o progresso do Project Amethyst, uma colaboração direta entre AMD e PlayStation.
Atualmente, o PS5 Pro utiliza o PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution), uma tecnologia proprietária baseada em inteligência artificial para upscaling. No entanto, a partir de 2026, o PS5 Pro terá o FSR como substituto direto do PSSR, recebendo a versão completa e não uma edição reduzida. Cerny afirmou que o novo algoritmo poderá ser implementado também no PS5 padrão, tornando possível melhorar a qualidade gráfica nos consoles já existentes.
Segundo Cerny, o desenvolvimento do algoritmo avançou “mais rápido do que o esperado” e já foi disponibilizado no PC como FSR 4. No PS5 Pro, a novidade deve ser lançada no próximo ano, garantindo uma solução robusta para aprimorar a resolução e manter taxas de quadros mais altas em jogos exigentes. Ele destacou ainda que a parceria com a AMD não busca criar tecnologias exclusivas, mas sim impulsionar o avanço da indústria como um todo, oferecendo os recursos para qualquer cliente da AMD.
O FSR (FidelityFX Super Resolution) permite que os jogos rodem em resoluções mais altas sem sobrecarregar o hardware, usando técnicas avançadas de reconstrução de imagem. A chegada dessa tecnologia aos consoles PlayStation pode representar um salto importante na experiência visual, especialmente no PS5 Pro, que já foca em oferecer gráficos otimizados para 4K.