PS4 – Por que o console não faz o download mesmo você tendo espaço livre

Comumente o PS4 aponta que não possui espaço para instalar um novo jogo, mesmo que o título seja relativamente menor do que o espaço liberado. Esse fator intrigante tem causado diversas dúvidas nos usuários da plataforma, especialmente considerando casos onde claramente há mais espaço do que o exigido por um título específico.

Mas felizmente, existe uma explicação plausível para esta situação inusitada, e aqui você entenderá o porque do PS4 exigir que você libere mais espaço – mesmo que já tenha o suficiente em seu HD.

Inicialmente, vamos utilizar Call of Duty Warzone como um exemplo. O game exige mais de 100GB nos HD’s, e no PS4 não seria diferente. Suponhamos que você tenha liberado o equivalente a 115GB, permitindo que o game seja instalado e ainda reste uma quantia considerável para utilizar. No entanto, o console aponta que você não possui espaço para tal, e será necessário eliminar outros itens antes de instalar o game.

Por que isso acontece com o armazenamento do PS4?

Em suma, geralmente o valor dos jogos é quase o dobro do que é exibido pela própria PlayStation Store. E isso porque, embora a página de um determinado título apresente X GB necessários, ainda assim, ele não considera quaisquer conteúdos adicionais – como o caso de atualizações e patches de correção. Sendo assim, por associação, o valor do download se torna diferente daquele exibido pela página do game na loja do console.

Mas não somente isso, como também existe um processo de cópia dos arquivos onde o PS4 é responsável por baixar o conteúdo e duplica-los. Quando você baixa uma atualização, seu PS4 faz uma segunda cópia do arquivo do jogo, adiciona a atualização, instala esta nova versão do jogo, e remove a versão desatualizada. Consequentemente, durante a instalação de um jogo, é necessário que o HD tenha praticamente o dobro de espaço, afim de comportar tanto a versão original do game quanto a cópia que é realizada ao longo do processo. Depois disso, seu console remove automaticamente a versão básica do game, deixando livre o espaço que foi reservado para a atualização.

Sendo assim, lembre-se sempre de reservar o máximo de espaço possível em seu PS4. Jogos que requisitam o download acima de 90GB tendem à exigir cerca de 10 a 40GB a mais do que o necessário. Logo, saber administrar o espaço em seu HD se torna uma atividade mais do que necessária.

Guru

Guru é o cara que não sabe falar sobre outra coisa além de jogos e consoles. Ansioso pela nova geração, ele sonha ininterruptamente com o retorno de God Hand, Viewtiful Joe, Captain Comando e outros clássicos de porradinha sem freio. Possui um histórico considerável de vazamentos, rumores e teorias sem sentido que geram uma boa discussão.

Este website utiliza cookies