PS3 finalmente roda no PS5 com jogo emulando hardware original

A compatibilidade com jogos do PlayStation 3 sempre foi uma das maiores limitações das gerações seguintes da Sony, mas uma novidade recente reacende as esperanças dos fãs. Pela primeira vez desde o lançamento do PS5, um jogo de PS3 está funcionando nativamente no console, sem necessidade de streaming ou retrabalho completo.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

A informação foi divulgada após o lançamento de Cloudberry Kingdom, um jogo de plataforma do final da era PS3, que agora possui uma versão “edição PS3” disponível para download no PS5 asiático. O título está rodando graças a um emulador desenvolvido pela RedoApps, uma empresa pequena que busca unir gerações de hardware com um foco comercial e técnico. O emulador é completamente independente do projeto RPCS3, o mais famoso entre os usuários de PC.

Emulação comercial da arquitetura do PS3

YouTube video

PUBLICIDADE

Segundo a RedoApps, a criação do emulador exigiu anos de trabalho, especialmente por conta do complexo processador Cell do PS3, em especial a Unidade de Processamento Sinergetico (SPU). A empresa optou por usar o método HLE, ou Emulação de Alto Nível, que não replica o funcionamento interno do hardware, mas sim os resultados obtidos por ele, buscando desempenho e compatibilidade.

PS3 finalmente roda no PS5 com jogo emulando hardware original

O objetivo declarado é trazer tanto jogos independentes quanto grandes produções de volta. Apesar disso, títulos menores como Cloudberry Kingdom serão priorizados inicialmente, enquanto obras maiores como Killzone ou Resistance seguem fora do radar imediato. Segundo os desenvolvedores, cerca de 10 jogos estão em processo de compatibilização, mas os nomes ainda não foram divulgados por questões comerciais.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.