Um raro vislumbre do passado de Until Dawn surgiu na internet: o canal Digital Preservation publicou uma gameplay de quatro horas do protótipo original do jogo rodando em um PlayStation 3, datado de janeiro de 2013.
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Esse protótipo é especialmente curioso porque revela uma versão muito diferente do jogo que foi lançado em 2015 no PS4. Quando Until Dawn foi originalmente anunciado, em 2012, ele seria um jogo de terror em primeira pessoa, exclusivo para PS3, e jogado com o controle PlayStation Move.
Uma experiência totalmente diferente

Na versão original, o jogador usava o Move como uma lanterna, explorando o ambiente e interagindo com objetos, resolvendo puzzles e até disparando armas. A ideia era criar uma experiência imersiva e cooperativa, com a possibilidade de “passar a lanterna” para um amigo — literalmente entregando o controle a outra pessoa.
Segundo o press release da época:
“Until Dawn fará você enxergar seu controle Move de uma maneira totalmente nova, ao transformá-lo em sua lanterna, guiando você através da escuridão enquanto tenta sobreviver até o amanhecer.”
Mudanças drásticas no PS4
Quando o jogo migrou para o PlayStation 4, a perspectiva foi alterada para terceira pessoa, e a jogabilidade se tornou mais cinematográfica, inspirada por títulos como Heavy Rain. Além disso, o elenco do jogo também mudou — alguns atores do protótipo original foram substituídos por rostos mais conhecidos, como Rami Malek e Hayden Panettiere.
Curiosidades recentes sobre Until Dawn
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Remake: Until Dawn recebeu um remake em 2024 para PS5 e PC, desenvolvido pela Ballistic Moon. Pouco antes do lançamento, o estúdio enfrentou grandes demissões para tentar garantir sua sobrevivência no mercado.
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Filme: Um filme live-action de Until Dawn está programado para estrear nos cinemas em 25 de abril de 2025, dirigido por David F. Sandberg (Annabelle: A Criação do Mal, Quando as Luzes se Apagam).
O vídeo do protótipo é uma relíquia fascinante para fãs da franquia e para estudiosos de game design, revelando como Until Dawn quase foi um jogo totalmente diferente — mais próximo de uma experiência interativa de terror em realidade aumentada do que da narrativa cinematográfica que conquistou tantos jogadores.
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