O Brasil tem passado por uma forte discussão sobre a liberdade de expressão recentemente e, como era de se esperar, um projeto de lei saiu de tudo isso, e ele pode impactar bastante a vida de quem joga videogame e gosta de assistir séries.
O projeto de lei veio do deputado federal Marco Feliciano, e a ideia dele é alterar a Lei 8.069/90. Com a alteração, ficariam barrados praticamente todos os tipos de manifestações culturais que fizessem profanação de símbolos sagrados.
Como esse projeto impacta quem joga? Bom, uma série de jogos fazem isso, seja para demonstrar o “lado do mal”, seja por ser parte da narrativa da história. Exemplos não faltam, como Outlast, Far Cry, Assassin’s Creed e assim por diante, a lei não seria restrita a esse meio de entretenimento, séries de televisão, filmes no cinema, manifestações culturais e até o RPG de mesa seriam impactados por ele.
Além desse objetivo, o projeto ainda tem como objetivo a fixação da faixa etária e do público recomendável em local visível para shows, espetáculos em locais abertos e teatros.
Segundo o deputado, a exposição do Queermuseu foi uma das motivações para a elaboração desse projeto, que ainda não foi votado.
Caso você queira ler o projeto na íntegra, clique aqui.
Comments are closed.