InícioGamesProgramador de The Sims 4 conta como incluíram relacionamentos gays no jogo...

Programador de The Sims 4 conta como incluíram relacionamentos gays no jogo original

PUBLICIDADE

the sims same sex

PUBLICIDADE

The Sims foi um dos primeiros jogos a incluir relacionamentos entre personagens do mesmo sexo no mundo dos videogames. E se mesmo mais de 10 anos depois isso ainda é um tabu consideravelmente grande no mundo dos consoles, imagina como isso não era em 2000, quando o game foi lançado. Essa opção foi incluída por Jamie Doornbos, engenheiro chefe na produção do jogo, que é homossexual. Foi uma oportunidade de apresentar um jogo com oportunidades iguais para outras orientações sexuais fora da heteronormatividade.

Em uma “mesa redonda” sobre inclusão LGBT em jogos de videogame, David Graham, programador chefe de AI de The Sims 4, falou que Doornbos simplesmente foi lá e fez isso. “Ele colocou no jogo um dia, e ninguém questionou isso, o que foi uma coisa legal.” Após o debate, Graham falou que parte do que possibilitou a inclusão dessa opção no jogo foi a natureza do game, que é simular a vida real e o comportamento dos seres humanos.

PUBLICIDADE

Porém, acredito que isso ser uma opção é somente o que me desagrada na história, pois poderia ser algo permitido desde o início do jogo, e não você ter que procurar e habilitar essa opção. Algo mais no estilo Mass Effect seria bem melhor. Não deixar essa opção habilitada foi, como Graham disse em sua entrevista: “Eu acho que o que eles estavam tentando fazer, e sei que isso vai soar terrível, mas eles estavam tentando proteger as pessoas que são contra esses comportamentos, pois eles querem que todas as pessoas comprem o jogo.” Claro, não vamos incomodar nossos clientes homofóbicos né? Porque perder essas vendas?

Mas o fato do game ter essa opção já foi um grande passo dado pela indústria de videogames, e espero que atualmente isso seja mais e mais natural, afinal, esperamos viver em uma sociedade igualitária, não? Para que todos tenham o direito de fazer o que desejar sem ter alguém o recriminando por isso.

 

PUBLICIDADE

52 COMENTÁRIOS

Comments are closed.