Após a polêmica revelação de que Mamoru Samuragochi não compôs as trilhas de Resident Evil e Onimusha as quais ele é creditado, uma questão ficou no ar: Quem era o compositor fantasma por trás da farsa? Samuragochi não revelou nomes, mas um professor de música veio à mídia, não só alegando ser o compositor, como também aumentando ainda mais a polêmica.
Takashi Niigaki não só apareceu como o homem por trás das composições, como também disse que acreditava que seu “cliente” não era surdo. Samuragochi era conhecido como o “Beethoven Japonês” por ter supostamente continuado a compor mesmo depois de perder sua audição, aos 35 anos, mas segundo o professor, tudo isso era um personagem levado por Samuragochi, que de início simulava dificuldades de audição em seus encontros, mas foi aos poucos, foi parando de fazer isso e confidenciou ao parceiro que seguiria a história da mesma forma.
Segundo Niigaki, o valor pago foi cerca de 70 mil dólares, pelos quais foram escritas 20 músicas. Ele ainda afirma que tentou quebrar essa relação várias vezes, mas Samuragochi fazia inúmeras ameaças, inclusive de suicídio, caso Niigaki abandonasse a parceria. O professor, porém, não se isenta de culpa: “Eu sou cúmplice, pois continuei compondo como ele pedia, mesmo sabendo que ele estava enganando pessoas”.