O que você acha das escolhas morais que The Walking Dead constantemente coloca no seu caminho? Você acha que poderia ser uma pessoa melhor? Acha que pelo fato dos seus companheiros de jornada lembrarem de suas ações você acaba se sentindo mais propenso a fazer o certo? E o que você diria se o jogo fosse usado exatamente para isso?
É isso o que um professor da Noruega, Tobias Staaby, está fazendo na Nordahl Grieg Upper Secondary School, na cidade de Bergen. Durante as suas aulas de ética e estudos religiosos, Staaby decidiu usar o jogo da Telltale, pois, segundo ele, esse é um jogo que te coloca em situações que você provavelmente não viveria de outra forma.
Para o professor, as respostas dadas dentro do jogo podem servir como uma extensão do que você faria se realmente estivesse vivendo esses momentos, e pode gerar bons debates dentro da sala de aula sobre porquê a decisão X foi tomada em detrimento da Y.
Caso você esteja interessado em ver uma reportagem feita pela TV norueguesa NRK, há um vídeo dela abaixo. Como ele está em norueguês, imagino que seja uma boa ideia ligar as legendas no Youtube, por mais robóticas que às vezes elas pareçam.
O que vocês acham da ideia de usar jogos nas aulas? Eu acredito que eles sejam um instrumento melhor até do que filmes, já que neles, você tem algum grau de liberdade para tomar suas decisões, a exemplo do que acontece em The Walking Dead. Mais belo um exemplo de como jogos não são apenas um brinquedo.
Comments are closed.