InícioGamesPresidente da Square Enix quer mudar foco da companhia para fãs "das...

Presidente da Square Enix quer mudar foco da companhia para fãs “das antigas” e JRPGs densos

O novo presidente da Square Enix prometeu uma mudança de foco da companhia quando assumiu e parece reafirmar o compromisso numa entrevista recente com a Nikkei Trendy. Nela, Yosuke Matsuda disse que tem como objetivo fazer uma mudança de foco da companhia, e voltá-la aos fãs de verdade dela e a fazer JRPGs densos.

PUBLICIDADE

“No passado, nós desenvolvemos jogos de console com uma premissa mundial, nós perdemos nosso foco e não apenas criamos jogos com um formato que não era para o público japonês, mas também acabamos criando produtos incompletos que não casavam bem com uma audiência global”.

“Por outro lado, há alguns jogos como os JRPGs que nós criamos para o público japonês com elementos característicos dela, como Bravely Default, que acabaram se saindo bem ao redor do globo.”

O sucesso do RPG desenvolvido pelo Silicon Studio foi o que acabou fazendo a Square Enix fazer uma análise do público dela ao redor do mundo e isso acabou motivando a companhia a fazer mais lançamentos globais de jogos do tipo. “Por termos dividido a nossa filosofia de desenvolvimento em dois hemisférios (Japão e ocidente), nós não conseguimos ver isso claramente até agora, mas há vários fãs de JRPG espalhados ao redor do mundo”.

Apesar dessa promessa de desenvolver mais JRPGs com lançamento global, Matsuda garantiu que os próximos jogos “ocidentais” da Square Enix serão voltados para os fãs das suas respectivas séries, ao invés de parecerem genéricos e com elementos “para o povão”, como no caso de Hitman: Absolution, que foi considerado um fracasso pela Square Enix.

Segundo ele, a ideia é manter-se ao que cativou os fãs da série, então fãs de jogos como Sleeping Dogs e Tomb Raider não precisam se preocupar, a Square Enix não está desistindo de desenvolver títulos ocidentalizados, apenas focando-se no que ela sempre foi boa, JRPGs, e finalmente se dando conta de que criar um jogo “acessível para todos os públicos” significa no fim das contas desenvolver um jogo caro, que não vai conquistar todos os públicos e que no fim só vai acabar afastando os fãs de verdade das séries afetadas por essa filosofia maldita de desenvolvimento AAA.

PUBLICIDADE

Aliás, só um breve comentário sobre os “fãs de JRPG” estarem espalhados ao redor do globo: é claro que eles estão, gênios, não foi assim que vocês ficaram bilionários durante a época do PlayStation 1 e 2, fazendo JRPGs aos montes e com qualidade inatingível? Que bom que eles se deram conta disso antes da companhia falir com mais alguns lançamentos ruins. Agora só falta eles responderem uma pergunta: quando sai Final Fantasy Type-0 no ocidente?

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.