Até hoje eu não conheço ninguém que tenha ficado realmente empolgado para comprar um Wii U. Ok, talvez o Caio Corraini quando descobriu que teria um novo jogo do Donkey Kong para o console, mas tirando esse ilustre manjador de games eu acredito que não tenha mais ninguém mesmo.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Isso talvez não seja um problema pra muitos jogadores por ai, mas com certeza foi um baita pepino a ser descascado pela Nintendo logo no lançamento do console. Apesar de ter vendido uma quantidade razoável de consoles nos seus primeiros dias de vida, o Wii U ficou muito abaixo do esperado.
Mas por que será que ele não agradou? Segundo o presidente da Nintendo America, o ilustríssimo Reggie Fils-Aime, essa baixa nas vendas aconteceu por que o console não tinha games suficientes. É mole?
Segundo Fils-Aime, a indústria é totalmente movida a conteúdo. Nada perdura se não tiver algo que faça você sentir vontade de gastar seu dinheiro naquilo hoje em dia, e na ocasião do lançamento do Wii U o que tínhamos eram mais jogos por sair, do que propriamente lançados.
Conforme o tempo foi passando, novos jogos foram sendo lançados e a quantidade de vendas cresceu exponencialmente como você pode ver no gráfico abaixo. Eu não posso concordar do senhor Fils-Aime, mas me pergunto os motivos que acabaram levando a Nintendo a persistir nas decisões que tomou na época e que acabaram acarretando nas baixas vendas que se registraram. Não é possível que eles não tivessem ciência disso em dezembro de 2012, mas é bem provável que estivessem contando com uma melhor receptividade do mercado.
Enfim, eu não sinto muita vontade de comprar um Wii U nem nos dias de hoje, então não tenho muito o que opinar. Alguém ai se sentiu mais inclinado a comprar ultimamente devido aos novos lançamentos? Deixe sua opinião nos comentários.