Pokémon GO foi um sucesso estrondoso desde o lançamento, e a Niantic provavelmente imaginava que iria acertar em cheio no lançamento do jogo, a companhia só não imaginava o quanto iria acertar.
Segundo informações liberadas pelo Google, que hospeda a tecnologia da nuvem onde o banco de dados do jogo roda, 15 minutos após o lançamento do jogo na Austrália e na Nova Zelândia, a companhia já estava em contato com a Niantic para rever toda a estruturação do jogo e uma forma de adequar o tráfego imenso que o jogo estava recebendo.
Para que os servidores de Pokémon GO suportassem o tráfego do lançamento, que só aumentava, a Niantic teve que colocar mais de 1000 nodos novos nos servidores deles, além de rever uma parte da estrutura de codificação de como esses dados eram enviados.
Abaixo, vocês conferem o gráfico de como foi o tráfego de lançamento do jogo:
Como dá para ver, de cara o tráfego já era maior do que o objetivo deles e logo na sequência estourou o pior caso estimado por eles. Imaginem se a Niantic não tivesse sido rápida? Por isso que o lançamento foi adiado e demorou para chegar a outras localidades do mundo.