O hacker Yifan Lu finalmente anunciou o que muita gente esperava: o PlayStation Vita acaba de ser hackeado e finalmente permite homebews no modo PlayStation Vita, diferente do que acontecia com os exploits do passado, que permitiam acesso apenas ao modo PSP, bem menos potente.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Para conseguir acesso ao portátil, você precisa ter o kit de desenvolvimento do PlayStation Mobile instalado no seu PS Vita e seguir as instruções que Yifan postou no blog dele, aqui.
Nós obviamente não vamos traduzir as instruções, mas já vale avisar que ainda não é possível rodar jogos piratas por dois motivos, sendo o primeiro que ninguém conseguiu ainda desencriptar os jogos de PS Vita, e o segundo que o hack não vem com essa possibilidade de fábrica.
Segundo Yifan Lu, o hack já existe desde 2012, mas foi liberado somente agora por ser um hack meio complicado de ser feito e também pelo baixo interesse da Sony na plataforma. Imaginamos que se o Vita tivesse sido desbloqueado recém no começo da vida ele, o interesse das desenvolvedoras teria sido menor ainda.
A ideia principal de Yifan Lu é que o PS Vita seja uma nova casa de homebrews, como jogos desenvolvidos por desenvolvedores independentes, emuladores e afins, e é bem provável que isso aconteça no futuro. Considerando-se que o PS Vita tem um processador Quad Core de 1GHz e 512 Megabytes de ram, é provável que ele rode emuladores de muitos consoles antigos, e se duvidar até do Nintendo DS ou do SEGA Dreamcast.
Alguém aí vai tentar desbloquear o portátil?