PlayStation reforça que não pretende lançar jogos day one na PS Plus, mantendo a distância em relação à estratégia da concorrência, como Xbox Game Pass. A confirmação foi dada por Nick Maguire, vice‑presidente de serviços globais da Sony.
Segundo Maguire, a Sony aposta em incluir de quatro a cinco títulos independentes day one por ano, mas exclui seus próprios lançamentos AAA da liberação imediata na PS Plus. Em vez disso, jogos first‑party só entram no catálogo após 12 a 18 meses do lançamento, em um modelo que visa preservar o valor e a qualidade das produções internas.
Na entrevista, Maguire afirmou: “De certa forma, mantivemos nossa estratégia de forma consistente, onde não estamos buscando lançar jogos no mesmo dia do lançamento oficial.” Ele destacou que, embora títulos independentes de terceiros, como Blue Prince e FBC Firebreak, possam ser lançados no modelo “day one” para complementar a seleção, os jogos da Sony chegam apenas após algum tempo.
Essa abordagem contrasta diretamente com a do Xbox, que oferece seus lançamentos first‑party no Game Pass no dia zero. Já a Sony adota um caminho diferenciado, usando a PS Plus para gerar engajamento prolongado, fidelização e valorização dos títulos, sem comprometer receitas iniciais ou a percepção de prestígio de seus jogos.