A PlayStation divulgou, em seu blog oficial, um bate-papo com o gerente de produto do PS VR2, Yasuo Takahashi, sobre o processo de desenvolvimento do headset e do controle PlayStation VR2 Sense.
Na conversa, Takahashi revelou detalhes sobre os diversos protótipos criados como parte do processo de construção do produto.
PlayStation divulga mais detalhes sobre o desenvolvimento do PS VR2
PlayStation Blog: Quando o desenvolvimento do headset PS VR2 começou?
Yasuo Takahashi: A pesquisa de tecnologia de realidade virtual do futuro estava sendo conduzida antes mesmo do lançamento do PlayStation VR original, como parte dos nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Após o lançamento do PS VR em 2016, a discussão sobre como seria a próxima geração de VR começou para valer. Nós revisamos aquelas descobertas de P&D e começamos a criar protótipos com diversas tecnologias no começo de 2017. Ainda no mesmo ano, começamos debates detalhados sobre quais recursos deviam ser implementados no novo produto e quais tecnologias específicas devíamos explorar mais.
PlayStation Blog: Qual recurso ou elemento de design levou mais tempo para ser produzido?
Yasuo Takahashi: Desde a fase de planejamento de conceito, nós já pensávamos em introduzir novos recursos que representariam um salto geracional comparado ao PS VR. Entre eles, havia rastreamento ocular, feedback do headset e instalação com um único cabo. Nós também precisávamos incluir esses recursos no headset mantendo-o leve e com design compacto. Para alcançar tal objetivo, era importante projetar um sistema que lidasse com todos esses recursos com eficiência. Nossas equipes trabalharam em conjunto desde o começo para produzir estimativas técnicas detalhadas e debateram como seria possível criar um design otimizado. Foi uma parte muito importante dos estágios iniciais do projeto, e, apesar de a pesquisa em si não levar tanto tempo, ficamos otimizando constantemente até mesmo depois de o protótipo ficar pronto.
PlayStation Blog: O recurso de rastreamento ocular do PS VR2 é realmente impressionante. Como ele foi desenvolvido?
Yasuo Takahashi: Nós queríamos forçar os limites dos jogos com o PS VR2, então estávamos explorando o rastreamento ocular como novo recurso de IU. A tecnologia de rastreamento ocular é usada há certo tempo, e nós sabíamos que seria ótima para a RV, então queríamos garantir que a aproveitaríamos corretamente. Nós também pesquisamos a renderização foveada para alcançar uma experiência visual de alta fidelidade, técnica que otimiza a resolução de onde o jogador está olhando enquanto reduz o desempenho de renderização da visão periférica circundante.
PlayStation Blog: Vocês encontraram dificuldades quando testavam o rastreamento ocular?
Yasuo Takahashi: Algumas pessoas usam óculos, e todo mundo tem olhos de cores diferentes, então o recurso precisava acomodar todos os tipos de jogadores. Para garantir que o recurso estava rastreando corretamente, passamos um longo tempo testando e otimizando com diversos usuários.
PlayStation Blog: A forma final do controle se encaixa naturalmente na mão do jogador. Por que e como vocês decidiram por esse design final?
Yasuo Takahashi: Nosso objetivo era equilibrar o peso e o centro da gravidade para fazer o controle mais fácil de segurar por longas sessões de jogo. Conduzimos testes extensos com protótipos e testes de usuários a fim de obter uma forma confortável. Não era suficiente juntar os componentes uns nos outros; precisamos fazer mudanças drásticas na estrutura interna. O próximo protótipo é próximo do produto final, mas a forma ainda não está totalmente otimizada.
PlayStation Blog: O que mais orgulha você quanto ao resultado final do headset PS VR2?
Yasuo Takahashi: O PS VR original foi usado por muitos desenvolvedores de jogos para expandir o mundo de jogos em RV, e acreditamos que o PS VR2 força ainda mais esses limites. O PS VR2 é capaz de renderizar incríveis visuais 4K HDR (2000×2040 por olho), e o rastreamento ocular também entrega gráficos de alta qualidade com técnicas de renderização eficientes. Com o controle, o headset e o design confortável, jogadores podem mergulhar completamente nos extraordinários mundos em RV criados por desenvolvedores de jogos. O portfólio diverso de jogos em RV vai continuar a se expandir no futuro, e esperamos que os jogadores aproveitem ao máximo.
A entrevista completa pode ser conferida no site do PlayStation.blog clicando aqui.