Uma mudança significativa pode estar a caminho na estratégia de lançamentos da Sony. Segundo informações do insider Detective Seeds, com base em uma fonte interna da Nixxes Software, estúdio responsável pelos ports da PlayStation para PC, a empresa estaria se preparando para reduzir o intervalo entre o lançamento dos seus jogos no PS5 e no PC para apenas seis meses.
Essa alteração representaria uma transformação profunda na atual abordagem da Sony, que tradicionalmente mantinha seus grandes exclusivos por cerca de dois anos como títulos restritos ao PlayStation, antes de disponibilizá-los para o público de PC.
Exclusivos do PS5 no PC mais rápido do que nunca

A nova estratégia, se confirmada, indica que jogos single-player de peso, como os da franquia God of War, Spider-Man ou The Last of Us, poderiam chegar ao PC em menos de meio ano após o lançamento original no console. O objetivo seria ampliar a base de jogadores e potencializar as vendas no segmento de PC, cada vez mais lucrativo.
A Nixxes, que foi adquirida pela Sony justamente para acelerar a transição dos jogos para o PC, estaria à frente desse novo modelo, com foco total nessa plataforma como destino principal dos ports.
Riscos para o ecossistema do PlayStation?
Embora a decisão possa aumentar a rentabilidade das propriedades intelectuais da Sony a médio prazo, há preocupações dentro da comunidade e da própria indústria sobre os efeitos colaterais dessa medida.
Com uma janela de exclusividade mais curta, diminui-se o incentivo para jogadores de PC adquirirem um console PlayStation, especialmente se puderem esperar apenas alguns meses para jogar títulos anteriormente exclusivos. Essa mesma estratégia já impactou o desempenho de hardware da linha Xbox, que passou a lançar seus jogos no PC e no console simultaneamente — algo que afetou as vendas de Xbox Series X|S, segundo analistas.
Outro ponto levantado por especialistas é a dúvida sobre como essa nova janela mais apertada afeta o desenvolvimento dos jogos. A portabilidade para o PC poderia começar mais cedo no ciclo de produção, ou mesmo em paralelo ao desenvolvimento no PS5, o que exigiria mais recursos e poderia afetar o polimento final dos jogos em ambas as plataformas.