Os planos da Sony para a próxima geração de consoles estão começando a ganhar forma. Um novo vazamento revelou especificações técnicas surpreendentes do PlayStation 6, além de detalhes promissores sobre o portátil que acompanhará o lançamento do novo sistema.
Segundo uma apresentação interna da AMD datada de 2023 e compartilhada pelo canal Moore’s Law is Dead, o PlayStation 6 trará uma arquitetura mais moderna e eficiente, com foco em desempenho gráfico e consumo energético reduzido. O console usará um design em chiplets, equipado com 8 núcleos Zen 6 e entre 40 e 48 unidades de computação RDNA 5, rodando a mais de 3GHz.
Um salto gráfico impressionante para o PlayStation 6
Mesmo com menos unidades de computação que o PlayStation 5 Pro, o novo PlayStation 6 promete oferecer um desempenho de rasterização três vezes superior ao modelo base e até o dobro do PS5 Pro. Isso se deve não só à alta frequência dos núcleos, mas também à nova geração RDNA 5, que trará ganhos significativos de eficiência por núcleo.
A memória usará barramento de 160 ou 192 bits, abaixo do PS5 Pro, mas compensada com o uso de GDDR7 em até 32Gbps. Isso garantirá uma largura de banda que pode chegar a 768GB/s, superando o modelo atual. Já em termos de ray tracing, a expectativa é de um avanço de 6 a 10 vezes em relação ao PS5.
A compatibilidade com jogos de PS4 e PS5 deve ser mantida. A produção do novo console está prevista para começar em meados de 2027, com lançamento estimado para o final de 2027 ou início de 2028. O preço deve girar em torno de 499 dólares.
Novo portátil da Sony também impressiona nos vazamentos
Além do PlayStation 6, o documento também detalha um novo portátil da Sony, conhecido pelo codinome Project Canis. Com arquitetura baseada em um chip monolítico de 3nm e 4 núcleos Zen 6C, o aparelho contará com GPU RDNA 5 de 12 a 20 unidades de computação, operando entre 1.6 e 2.2GHz.
Mesmo com apenas 15W de consumo térmico, o portátil pode alcançar metade do desempenho gráfico do PS5 base, além de apresentar melhorias em ray tracing. Ele trará suporte a retrocompatibilidade com jogos de PS4 e PS5, armazenamento via microSD e SSD M.2, além de tela sensível ao toque, dois microfones, resposta tátil e entrada USB-C com carregamento rápido.
A estimativa de preço varia entre 400 e 500 dólares, com lançamento previsto para o mesmo período do PlayStation 6.