PlayStation 6 deve ter ray tracing até 10 vezes mais potente que o PS5

Segundo novas informações reveladas no podcast Broken Silicon, o futuro PlayStation 6 terá um salto impressionante de desempenho em ray tracing, com capacidade estimada entre 5 e 10 vezes superior ao PlayStation 5 base. O dado foi compartilhado por Moore’s Law is Dead, conhecido leaker da indústria, que reforçou que a Sony está mudando seu foco de performance bruta em rasterização para tecnologias mais modernas como ray tracing e upscaling via inteligência artificial.

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Mesmo que as especificações finais possam ter mudado desde os primeiros vazamentos, o conceito por trás do novo console permanece o mesmo: oferecer 4K a 120 FPS como padrão, mantendo o custo acessível.

Por que o PS6 pode deixar a rasterização em segundo plano

O desempenho em rasterização, usado para renderizar imagens tradicionais, já teria atingido um ponto de saturação. Muitos jogos no PS5 base já rodam entre 60 e 80 FPS em 4K, o que torna mais relevante investir em tecnologias que impactem diretamente a qualidade visual e o futuro dos games, como o ray tracing.

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James Prior, ex-gerente de produto da AMD, também acredita que a indústria está migrando seu foco para novas frentes tecnológicas, o que explicaria a escolha da Sony. Com ray tracing mais avançado, IA aplicada à resolução dinâmica e recursos como o upscaling neural, o PlayStation 6 pode oferecer visuais de última geração sem exigir hardware exorbitante.

Desempenho próximo a RTX 4080/5080

O objetivo da Sony é entregar um console compacto e eficiente, capaz de competir em desempenho com placas como a RTX 4080 ou até a futura 5080, mas com as vantagens tradicionais dos consoles: fácil instalação, menor consumo de energia e preço inferior a um PC gamer equivalente.

Em um mercado afetado pela chamada “fadiga dos mil dólares”, onde smartphones e GPUs ultrapassam facilmente essa faixa de preço, a Sony pode conquistar consumidores ao oferecer alta performance por um valor mais acessível. Com a Microsoft aparentemente caminhando para uma proposta mais híbrida com o projeto Magnus APU, a estratégia da Sony seria justamente manter a simplicidade e o foco em games de console, o que pode agradar o público tradicional.

Com lançamento ainda não anunciado oficialmente, o PlayStation 6 já começa a ganhar forma como um console que prioriza tecnologias visuais e performance realista em vez de apenas força bruta. A promessa de rodar títulos em 4K a 120 FPS com ray tracing avançado, por menos de US$ 900, pode consolidar o novo console como um dos mais atraentes da próxima geração.

A expectativa agora gira em torno de quando a Sony fará o anúncio oficial — e se o mercado estará pronto para uma virada técnica desse porte.

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Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.