A Sony divulgou seus resultados financeiros para o primeiro trimestre de 2025 e os números mostram que o PlayStation 5 continua em boa forma, com crescimento em praticamente todos os indicadores. Mesmo enfrentando desafios nos últimos anos, a plataforma já passou de 80 milhões de unidades vendidas e segue sendo um dos principais pilares da empresa.
Segundo a Sony, o PlayStation 5 alcançou a marca de 80,3 milhões de unidades enviadas para lojas, graças a um desempenho sólido entre abril e junho de 2025, com 2,5 milhões de consoles distribuídos nesse período. O resultado representa uma leve alta em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, que teve 2,4 milhões de unidades enviadas.
Vendas de jogos disparam no trimestre

As vendas de jogos também apresentaram um crescimento significativo. Foram 65,9 milhões de jogos vendidos no trimestre, um aumento de 23% em relação aos 53,6 milhões de jogos comercializados no mesmo período de 2024. Os jogos da própria Sony também se saíram melhor, com 6,9 milhões de unidades vendidas, alta de 15% em relação aos 6 milhões registrados anteriormente.
Outro destaque importante foi a adoção ainda maior de jogos em formato digital, que agora representam 83% de todas as vendas de jogos, contra 80% no primeiro trimestre de 2024. Esse avanço reforça a estratégia da empresa de priorizar a distribuição digital e aumentar a margem de lucro sobre os títulos vendidos.
PlayStation Network cresce em usuários ativos
A base de usuários da PlayStation Network também cresceu em comparação com o ano anterior. O número de usuários ativos mensais subiu de 116 milhões para 123 milhões, uma elevação de 6%. Embora os números fiquem abaixo dos trimestres finais de 2024 (quando foram registrados 129 e 124 milhões, respectivamente), isso é esperado devido à sazonalidade.
A divisão de Jogos e Serviços de Rede da Sony registrou um crescimento de 8% na comparação ano a ano, o que reforça o bom momento do setor. Apesar disso, o PS5 ainda está um pouco atrás do PS4 em termos de desempenho no mesmo estágio de vida: em junho de 2018, o console anterior havia enviado 82,3 milhões de unidades, ou seja, 2 milhões a mais que o PS5 no mesmo período de tempo.
Porém, o desempenho do PlayStation 5 precisa ser analisado com contexto. O console enfrentou dificuldades que seu antecessor não teve, como a pandemia de COVID-19, a crise global de semicondutores entre 2020 e 2023 e, mais recentemente, a alta nos preços provocada pela inflação global. Mesmo assim, a plataforma segue vendendo bem e sustentando o ecossistema PlayStation com força.