Categorias: Games

Sony confirma data de lançamento do PlayStation 5 e primeiras informações do console

A Sony acaba de confirmar a data de lançamento do PlayStation 5 à revista Wired.

O novo console da companhia, que vai suceder o PlayStation 4 e o PlayStation 4 Pro, chegará às lojas no final de 2020, na época do ano conhecida nos EUA e Canadá como “holidays”, ou seja, aquele período entre o dia de ação de graças e o natal.

Além desta confirmação, o artigo de anúncio da data de lançamento do console traz uma série de informações interessantes sobre ele.

A primeira delas diz respeito ao tamanho dos jogos e ao armazenamento que o console contará. Como esperado, o PlayStation 5 irá vir com um drive de SSD, e Mark Cerny, arquiteto responsável pelo equipamento do console, promete que os jogos ocuparão menos espaço proporcionalmente aos jogos de PlayStation 4.

O motivo para isso é o fato de que como a velocidade de leitura do SSD é muito maior, há menos necessidade de se duplicar dados dentro dos jogos para que eles leiam mais rápidos. Para dar um exemplo disso, de acordo com ele, Spider-Man conta com certos arquivos duplicados 400 vezes dentro do jogo, tudo para agilizar os tempos de carregamento.

Outro ponto confirmado também é o tamanho dos discos que armazenarão os jogos para quem compra mídia física: 100 gigabytes, ou seja, o dobro de um Bluray atualmente.

Ainda sobre o armazenamento, a partir do PlayStation 5, o jogador terá a opção de instalar apenas partes do jogo caso ele deseje, e não o jogo todo. Com isso, você pode instalar apenas a campanha primeiro, e depois baixar o multiplayer de um jogo, por exemplo.

Partindo para o controle, o DualShock 5 contará com uma porta USB C e com uma novidade bem interessante: botões de ombro com feedback adaptativo, para aumentar a imersão dentro dos jogos.

O exemplo dado aqui é o de um arco e flecha, conforme você puxa a flecha, fica mais difícil de segurar a corda do arco. Bom, no controle será a mesma coisa, conforme você puxa a flecha do arco no jogo, os botões de ombro do controle exercem mais resistência aos seus dedos.

Além disso, o controle também contará com novos recursos de feedback bem interessantes. Um exemplo disto foi dado durante a apresentação, com uma demonstração de Gran Turismo. Caso você dirigisse parte do carro fora da pista e parte dentro, era possível sentir ambas as partes no controle, algo impossível de se sentir num DualShock 4, que foi fornecido para comparação depois.

Para completar, sim, o console irá suportar Ray Tracing, algo que todo mundo estava curioso para saber se seria suportado.

O preço e o dia específico de lançamento do console ainda não foram revelados, mas aguardamos ansiosamente por mais informações. Quem aí está empolgado para a chegada deste novo console?

Este website utiliza cookies