A Sony anunciou que o PS5 ultrapassou a marca de 50 milhões de unidades vendidas, um feito notável que ocorre pouco antes do Natal. O CEO da Sony, Jim Ryan, que se prepara para deixar seu cargo no próximo ano, expressou sua gratidão à comunidade global do PlayStation, enfatizando que esse sucesso reflete o apoio e a paixão dos fãs, bem como o trabalho árduo dos desenvolvedores do PlayStation Studios e parceiros.
Lançado em novembro de 2020, o PS5 chegou ao mercado em um momento desafiador, marcado pela pandemia global de COVID-19. A demanda pelo console superou em muito a oferta, em parte devido aos desafios de produção e logística causados pela pandemia. Apesar desses obstáculos, o PS5 rapidamente se tornou um dos consoles mais desejados, evidenciado por vendas rápidas e estoques esgotados.
Três anos após o seu lançamento, o PlayStation 5 mantém uma popularidade sem precedentes. Nesse último mês de novembro, o console registrou as maiores vendas em toda a sua história, impulsionadas em parte pelo lançamento do jogo Marvel’s Spider-Man 2 em outubro, que vendeu cinco milhões de unidades em apenas onze dias.