PlayStation 4 terá serviços desativados em novos jogos a partir da primavera de 2026

O PlayStation 4 foi lançado em 2013 e marcou uma geração inteira de jogadores, mas aos poucos a Sony começa a preparar o caminho para encerrar o ciclo do console. Com o PlayStation 5 já consolidado no mercado, alguns serviços do PlayStation 4 deixarão de estar disponíveis em novos jogos a partir da primavera de 2026.

Serviços que serão descontinuados

Segundo documentos internos obtidos pelo Insider Gaming, qualquer novo título enviado para certificação no PS4 após essa data não poderá mais integrar recursos considerados legados. Entre os serviços que deixarão de funcionar para novos lançamentos estão:

Activity Feed Web API

Função que permitia acompanhar atividades de amigos e interações dentro da rede.

PUBLICIDADE

Armazenamento Pequeno de Títulos (TSS)

Um recurso voltado para dados temporários de jogos, agora substituído por sistemas mais modernos.

Armazenamento de Usuário de Títulos (TUS)

Serviço utilizado para salvar informações relacionadas ao jogador em determinados jogos.

Usuários e Perfis

Ferramenta ligada à gestão de contas e perfis diretamente nos títulos.

Filtros de Palavras

Sistema de moderação que atuava no controle de linguagem usada em interações online.

API de Mídia Compartilhada

Função que permitia integração de imagens e vídeos compartilhados pelos jogadores.

O que significa essa mudança para o PS4

De acordo com a Sony, a remoção desses recursos busca criar uma base mais unificada e escalável entre gerações, favorecendo o ecossistema do PlayStation 5 e futuros consoles. Apesar disso, o PS4 ainda mantém uma grande comunidade ativa, com franquias populares como Call of Duty continuando a ser lançadas na plataforma.

Ainda que a desativação desses serviços não impacte títulos já existentes, o movimento indica que a Sony começa a diminuir gradualmente o suporte ao PlayStation 4, preparando o terreno para sua despedida definitiva nos próximos anos.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.