Grupo alega ter hackeado o PlayStation 4

Parece que o sossego da Sony com o PlayStation 4 vai ser bem mais curto do que com o PS3. Um grupo de hackers auto intitulado Heckz0r alegou no fim de semana ter conseguido desenvolver um jailbreak para o PlayStation 4 via software, ou seja, sem a necessidade de instalar modchips ou fazer aquelas enjambrações de ligar HD Externo na USB do console, como acontece atualmente no Xbox 360 e no PS3.

Segundo esse grupo, o sistema operacional do PS4 foi hackeado facilmente porque ele se parece muito com o FreeBSD, um sistema operacional de código aberto. Como esse pessoal das artes negras da programação costuma conhecer bastante esses sistemas de código aberto, foi facinho facinho.

As instruções para fazer o jailbreak no PlayStation 4 foram colocadas numa página no Pastebin que pode ser vista aqui. Para quem foi seco achando que poderia desbloquear o PS4 que nem tem ainda, calma, os arquivos para tal, que estavam hospedados no Deposit Files, foram deletados por violarem os termos do serviço.

A Sony entrou em ação rapidamente e enviou algumas mensagens para o grupo Heckz0r dizendo que se a página do Pastebin não fosse removida, eles seriam processados e presos, a exemplo do que aconteceu com o hacker Geohotz:

O que vocês acharam disso? Eu sinceramente esperava que iria demorar um pouco mais de tempo para isso acontecer, mas não tanto quanto no Xbox 360 e no PS3 pois a arquitetura x64 já é bem conhecida pelo pessoal que costuma mexer com computadores. Os sistemas operacionais tanto do Xbox One quanto do PS4 provavelmente seriam baseados em alguma coisa, então, seria questão de tempo isso acontecer.

Nós obviamente somos contra a pirataria e não recomendamos aos magnatas que têm um PS4 fazer isso, pois a represália da Sony provavelmente vai ser dura com quem desbloqueie o console. Imagina que beleza gastar pelo menos 2 mil reais no PS4 pra só poder jogar ele offline? É perder mais da metade da graça.

Qual será que vai ser a resposta da Sony? Será que a pirataria vai assombrar o PlayStation 4 desde o começo da vida do console? Só o tempo vai nos dizer mesmo.

Update: Aparentemente, tanto as mensagens da Sony via Twitter quanto os arquivos para download em si são falsos. Os caras aproveitaram-se de um “bug” que não é tão bug assim do Depositfiles que te força a ver a contagem regressiva sempre que abre qualquer url (para supostamente clicar ns propagandas do site e dar dinheiro para eles). Outro indício disso é que as DMs enviadas pela Sony ao grupo são grandes demais e estouram o limite de 140 caracteres, então melhor todo mundo que tinha ficado empolgado com essa história voltar pra casa mesmo

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Publicado por
Tags: Jailbreak