Uma nova pesquisa diz que jogar jogos de estratégia em tempo real pode ajudar as pessoas a ficarem mais ágeis mentalmente. Os pesquisadores da Queen Mary University e da University College London queriam descobrir se acontece algo semelhante ao cérebro de pessoas que jogam RTS ao que acontece com pessoas que jogam FPS que, ao desenvolverem seus reflexos, acabam tomando decisões mais rapidamente na vida real.
Como os RTS envolvem uma série de movimentos rápidos, mecânicas complexas e pensamentos simultâneos, os pesquisadores colocaram um grupo de cobaias a jogar StarCraft e outro a jogar The Sims, um jogo que também pode ser considerado de estratégia, mas com um ritmo bem mais calmo.
Feitos todos os testes da pesquisa, concluiu-se que quem jogou StarCraft intensivamente durante um período de dois meses se saiu melhor nos testes de flexibilidade cognitiva, que não é nada mais do que conseguir dar respostas diferentes ao mesmo problema.
O que vocês acharam disso? Antes de querer tirar uma com a cara de quem joga The Sims, calma, o estudo não prova que jogar The Sims emburrece, e sim que ao acostumar o cérebro a tomar múltiplas decisões mais rapidamente dentro de um jogo, isso pode ser transposto para outras situações da vida. Só não vão tentar usar essa desculpa para ficar jogando StarCraft o dia todo.
Comments are closed.