O Pew Research divulgou uma pesquisa bem interessante nessa quinta feira. Segundo ela, o ambiente online mais hostil para o gênero feminino é, de longe, o de jogos online. Quem é mulher e já jogou algumas partidas online, seja qual foi o jogo, já deve ter ouvido insultos e outros comentários depreciáveis, mas essa é uma das primeiras pesquisas que, de fato, se propõe a estudar esse fenômeno.
Segundo os 3 mil usuários de internet consultados pela empresa, apenas 3% consideram que o ambiente de games online é acolhedor a mulheres, contra 44% ao sexo masculino. Outros 51% consideraram os games acolhedores aos dois gêneros. Apesar de outros ambientes terem sido estudados, como redes sociais, sites de encontros etc, os jogos acabaram apresentando os piores resultados sempre.
“Enquanto a maioria dos ambientes online foi vista como igualmente acolhedores para ambos os gêneros, os piores resultados vieram dos jogos online. 44% dos entrevistados disseram que a plataforma é mais acolhedora a homens”, afirma o texto que acompanha a pesquisa.
A pesquisa também abordou a questão do assédio online. Apesar disso ser comum a ambos os gêneros em jogos online (quem nunca teve a mãe homenageada por algum adolescente depois de mata-lo jogando um FPS que atire a primeira pedra), as mulheres acabam ficando em primeiro lugar em duas categorias bem desagradáveis: stalking (uma palavra com tradução complicada pra português, mas algo como vasculhamento de vida) e assédio sexual.
Essa pesquisa é mais válida ainda em tempos de GamerGate e uma cacetada de adolescentes sem cérebro assediando mulheres e fazendo ameaças de morte, bomba e outras idiotices simplesmente porque sim. Você já sofreu algum tipo de ofensa jogando online? Deixem seus comentários.
Comments are closed.