Perfect Dark foi oficialmente cancelado pela Microsoft, que também confirmou o fechamento do estúdio responsável pelo projeto, The Initiative. A notícia, confirmada pelo Windows Central, veio após uma onda de demissões abrangendo cerca de 4% da força de trabalho global da empresa, afetando principalmente a divisão Xbox.
O estúdio The Initiative, criado em 2018 para revitalizar o clássico jogo stealth da Rare, contava com veteranos da indústria, incluindo Darrell Gallagher, conhecido por seu trabalho em Tomb Raider. A parceria com a Crystal Dynamics, que participava ativamente do desenvolvimento do novo Perfect Dark, também foi encerrada como consequência dessa decisão.
Matt Booty, chefe da Xbox Game Studios, confirmou internamente que além de Perfect Dark, Everwild, da Rare, e outros projetos ainda não anunciados, incluindo o MMORPG Blackbird, da ZeniMax Online, também foram cancelados. Booty afirmou que os cortes fazem parte de uma estratégia mais ampla da Microsoft para ajustar prioridades e recursos, buscando sustentabilidade no atual cenário da indústria.
A Microsoft prometeu apoio aos funcionários afetados, incluindo indenização e assistência na transição de carreira. Desenvolvedores impactados terão prioridade ao aplicar para outras posições dentro do Xbox.
Essas mudanças surgem mesmo com a Microsoft reportando lucros recordes, tendo demitido mais de 15 mil funcionários somente em 2025. Projetos como State of Decay 3 e Clockwork Revolution não foram afetados e continuam em desenvolvimento ativo.