A Grinding Gear Games anunciou nesta quarta-feira (20) que Path of Exile 2 receberá em 29 de agosto a expansão O Terceiro Édito. O conteúdo trará o aguardado Ato 4 da campanha principal, ambientado no misterioso arquipélago Karui, em Ngamakanui. A atualização promete levar os jogadores a explorar oito ilhas repletas de perigos, criaturas inéditas e cenários imprevisíveis, onde será possível avançar na busca pela arma definitiva contra a Fera.
O Ato 4 e seus desafios
O Ato 4 apresenta 16 novas áreas, mais de 100 tipos de inimigos e 12 chefes inéditos. Diferente dos capítulos anteriores, a progressão será não linear, permitindo que cada jogador escolha a ordem em que deseja explorar as ilhas. Entre os locais, destacam-se a Ilha Whakapanu, marcada por um ambiente soturno e assombrado, e a Ilha de Kin, onde o próprio chão parece arder em chamas.
Os interlúdios no lugar da dificuldade Cruel
A tradicional dificuldade Cruel deixará de existir e dará espaço a três interlúdios, histórias paralelas que conectam a campanha ao endgame. O novo formato adicionará 19 áreas inéditas e nove chefes, oferecendo uma transição mais orgânica para os desafios avançados. Nesses capítulos, o jogador auxiliará personagens como Renly, em Ogham, ou Asala, nas areias de Vastiri, além de enfrentar perigos em cavernas geladas nas montanhas Vaal.
A estreia da liga exclusiva Rise of the Abyssal
A primeira liga dedicada a Path of Exile 2 será Rise of the Abyssal. Nela, os jogadores deverão enfrentar fissuras que liberam hordas de inimigos. Ao vencê-los, surgirá um Abyssal Trove com recompensas especiais. A mecânica também introduz novos monstros, um sistema de criação inédito e três chefes adicionais, incluindo um Chefe Supremo voltado para o conteúdo de endgame.
Novas gemas e suportes de linhagem
O sistema de gemas de suporte foi reformulado. Agora, não há mais limite de uso de uma única gema, incentivando combinações mais criativas de habilidades. As gemas também terão múltiplos níveis, evoluindo ao longo da jornada. Outra novidade são os Suportes de Linhagem, versões raras e muito mais poderosas que poderão ser obtidas ao derrotar chefes específicos. Ao todo, serão 40 novos suportes disponíveis, ampliando as possibilidades de personalização das builds.
Corrida e criação de itens
Todas as classes de personagens passam a contar com a habilidade de corrida, que funciona ao segurar o botão de esquiva. A função facilita a exploração fora de combate, mas exige cautela, já que um golpe pode derrubar o jogador. Além disso, o sistema de criação de itens foi expandido com novas moedas e melhorias gerais, como o Grande Orbe da Transmutação, que garante modificadores de nível mínimo ao transformar itens comuns em mágicos.
Novos mapas de endgame e desafios
O conteúdo adicional traz 25 novos mapas de endgame, cada um com monstros e chefes exclusivos. Entre os cenários estão praias habitadas por sereias, cidades assombradas e fortalezas dominadas por guerreiros lendários. Esses mapas também apresentam versões “uber” dos chefes do Ato 4 e dos interlúdios, aumentando o nível de dificuldade para os jogadores mais experientes.
Comércio assíncrono
Um dos recursos mais pedidos pela comunidade finalmente foi adicionado: o comércio assíncrono. A novidade permite comprar itens mesmo quando o vendedor não está online, agilizando a experiência de troca entre jogadores.
Final de semana gratuito
A GGG também anunciou que o público poderá experimentar a expansão gratuitamente entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. O período de teste estará disponível para PC (Steam e Epic Games Store), Xbox, PlayStation, permitindo acesso tanto ao conteúdo já existente quanto às novidades de O Terceiro Édito.